Nas Bancas

Princesa Mary.jpg

Keld Navntoft

Princesa Mary nomeada nova regente da Dinamarca

A decisão foi tomada pela rainha Margarida com o apoio do Conselho de Estado.

CARAS
3 de outubro de 2019, 11:02

No próximo mês de abril a rainha Margarida da Dinamarca festejará o seu 80º aniversário. Apesar de não ter pretensão de abdicar do trono, tal como declarou recentemente, tomou uma decisão histórica que fará com que a princesa Mary se torne numa figura de maior relevo dentro da família real dinamarquesa.

Casada com o príncipe Frederico, herdeiro do trono, a princesa foi nomeada regente e poderá exercer, a partir de agora, as funções institucionais da sogra como chefe de Estado.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 3, através da página da Casa Real, que informa que numa reunião extraordinária celebrada em Copenhaga, a monarca decidiu, apoiada pelo Conselho de Estado, que a princesa Mary poderá atuar como regente quando for necessário.

Numa pequena cerimónia, em que a mulher do príncipe Frederico assinou a declaração que a obriga a cumprir a Constituição, estiveram presentes uma representante do Conselho de Estado, a monarca e os príncipes herdeiros.

A partir de agora, Mary poderá assumir as funções da rainha quando esta, por qualquer motivo, não possa exercê-las. Até agora era o príncipe Frederico quem tomava o lugar da mãe quando esta não podia estar presente. No entanto, no passado, a rainha já tinha nomeado também como regentes o príncipe Joaquim, seu filho, e a princesa Benedita, sua irmã.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras