Nas Bancas

Princesa Elisabeth da Bélgica distinguida com Ordem de Leopoldo II

O ato solene decorreu no encerramento das comemorações do seu 18.º aniversário.

CARAS
25 de outubro de 2019, 19:33

O dia que a monarquia belga sonhava chegou finalmente: a princesa Elisabeth, herdeira ao trono, completou 18 anos de vida. Para filha de Philippe e Mathilde da Bélgica este aniversário tem, certamente, um sabor especial. A ocasião foi celebridade com solenidade, tendo sido aberto para a ocasião o Salão do Trono, do Palácio Real de Bruxelas, uma cerimónia durante a qual a princesa e duquesa de Brabante foi a grande protagonista.

Ao lado da família real, do governo belga e de um total de 80 jovens nascidos no mesmo ano que a princesa, mostrou-se segura, tendo escolhido para a ocasião um vestido tipo ‘blazer’ branco com um cinto, o cabelo semipreso e um ligeiro toque de maquilhagem. Diante do olhar emocionado da mãe, Mathilde, e ladeada pelo pai e pelo avô, o rei Alberto, permaneceu sentada enquanto atuava uma dupla de violinistas.

Phillip dirigiu algumas palavras à filha durante o seu discurso: “Querida Elisabeth, hoje completas 18 anos. A tua mãe, os teus irmãos e os teus avós estão muito felizes de celebrar este importante momento da tua vida aqui, contigo. Quando cheguei à maioridade tinha duas perguntas em mente: ‘O que sou e o que posso fazer com a minha vida?’ Sei que essas duas questões também estão na tua cabeça neste momento, como estão na de todos os jovens da mesma idade. Todo o jovem deve encontrar o seu próprio caminho e marcar a diferença”, afirmou lembrando o importante papel que a geração tem pela frente no que às alterações climáticas diz respeito.

E acrescentou: “A tua mãe e eu estamos muito felizes que sejas nossa filha e estamos orgulhosos da tua forma de ser e olhar a vida. Não tenhas receio de lutar por viver uma vida plena, enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a partir de hoje encontrarás no teu percurso de vida. Irradias bondade e tens muitas qualidades pelo que sabemos que o teu futuro será brilhante.”

Seguiu-se uma atuação da Royal Ballet School da Antuérpia e pouco depois, a homenagem aos jovens nascidos em 2001. Um dos momentos mais especiais deste dia foi a imposição da insígnia da Ordem de Leopoldo II, da qual Phillipe é grão-mestre.

Emocionada, Elisabeth foi saudada pelos familiares e pronunciou as primeiras palavras do seu discurso, no qual agradeceu à família: “Juntos formamos uma grande equipa. Obrigada mamã por estares sempre disponível para escutar-me com atenção. Obrigada papá pela tua confiança. Sei que, no futuro, poderei contar sempre contigo”, afirmou lembrando o importante trabalho dos progenitores no ampliar da sua visão do mundo no que à arte, à cultura e ao desporto diz respeito. Dirigindo-se aos jovens presentes, assumiu partilhar com eles as preocupações e a vontade de caminhar em conjunto. “O país pode contar comigo”, garante.

O ato solene coloca um ponto final aos festejos do 18.º aniversário da princesa Elisabeth, que regressará ao País de Gales onde estuda, depois de ter renunciado à remuneração que lhe é devida enquanto herdeira ao trono.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras