Nas Bancas

Reis da Bélgica: Cumplicidade na última visita antes da abdicação

O rei Alberto passa este sábado, 20 de julho, o testemunho ao seu filho mais velho, o príncipe Philippe.

Redação CARAS
19 de julho de 2013, 17:32

Este fim de semana a Bélgica estará em festa para receber o seu novo rei, Philippe. Aos 80 anos e depois de 20 anos de reinado, Alberto da Bélgica decidiu abdicar do trono, passando assim ao seu filho mais velho a responsabilidade de dar continuidade e defender o papel da monarquia no país. Mas antes da cerimónia de investidura e das comemorações marcadas para este sábado e domingo, o rei Alberto e a mulher, Paola, visitaram a cidade Liège, onde foram muito acarinhados pelos seus súbditos. Visivelmente emocionados por esta etapa da sua vida estar a chegar ao fim, os reis mostraram-se muito cúmplices e não hesitaram em trocar abraços e beijos durante a breve aparição na varanda da câmara da cidade.
Programa das cerimónias de investidura do novo rei da Bélgica:
No sábado, 20 de julho, às 18h30 (hora portuguesa), os reis Alberto e Paola, acompanhados pela restante família real, assistirão ao tradicional concerto Prelúdio à Festa Nacional no Palácio de Belas Artes, em Bruxelas. Mais tarde, os reis e os príncipes herdeiros, Philippe e Mathilde, marcarão presença no Baile Nacional num dos bairros mais antigos da capital belga, Les Marolles.
No domingo, 21 de julho, Dia Nacional da Bélgica, data escolhida para a abdicação do rei e investidura do herdeiro ao trono, as cerimónias iniciam-se pela manhã. Às 8h30, a família real assistirá à missa Te Deum, que decorrerá na catedral de São Miguel e Santa Gúdula, em Bruxelas.
Para as 10h15, está prevista a cerimónia onde o rei Alberto apresentará a sua renúncia ao trono. Uma hora e meia depois, Philippe fará o juramento como sétimo rei da Bélgica no Parlamento Federal. Às 12h45, o novo rei dirigir-se-á à Coluna do Congresso para prestar uma homenagem ao soldado desconhecido. A meio da tarde, Philippe passará revista às tropas e presidirá ao desfile do Dia Nacional frente ao palácio.
Às 18h00, os novos reis da Bélgica vão deslocar-se ao Parque Warandel, onde tradicionalmente se celebra a festa nacional em Bruxelas. O dia terminará com o espetáculo de fogo-de-artifício, onde estará presente toda a família real.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras