Nas Bancas

Máxima e Guilherme da Holanda

Máxima e Guilherme da Holanda

Getty Images

Máxima da Holanda poderá reinar em caso de morte do marido

O Parlamento holandês decidiu que Máxima poderá reinar caso o marido, Guilherme, morra antes que a herdeira do trono, a princesa Amália, complete 18 anos.

Redação CARAS
8 de dezembro de 2013, 11:00

Guilherme da Holanda subiu ao trono no passado mês de abril, depois de a sua mãe, aprincesa Beatriz abdicar.Subentendia-se que em caso de morte ou incapacidade do rei, a sua mulher, arainha Máxima poderia reinar, masera necessário que essa decisão fosse aprovada pelo Parlamento holandês. E osdeputados, que se reuniram esta quinta-feira, dia 5, para debater a questãoconcluíram que Máxima poderá reinar caso o soberano morra antes que a herdeirado trono, a princesa Amália,complete 18 anos. Na mesma reunião, o príncipe Constantino, irmão do rei, foitambém nomeado regente de reserva.
Esta situação só aconteceu uma vez na história da Holanda, quando a rainha Emma, segunda mulher do rei Guilherme III, assumiu as funções domarido gravemente doente em 1890 até que a sua filha, a princesa Guilhermina atingisse a maioridade.
Depois da tragédia que a família real holandesa enfrentou este ano com a mortedo príncipe Johan Friso em agostodeste ano, na sequência de um acidente de esqui sofrido em fevereiro de 2012,na Áustria, é natural que exista a preocupação de formalizar todas estasquestões da sucessão o quanto antes.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras