Nas Bancas

Família real holandesa despede-se do príncipe Friso

A cerimónia, de caráter privado, tem lugar esta tarde na igreja de Stulperk, na localidade de Baarn.

Redação CARAS
16 de agosto de 2013, 16:32

O funeral do príncipe Johan Friso da Holanda decorre esta tarde na igreja de Stulperk, na localidade de Baarn. A cerimónia, de carácter privado, vai ser presidida pelo padre Carel ter Linden e estarão presentes os membros da família real holandesa, bem como o rei Harald da Noruega, padrinho de Friso.
Durante a manhã, o corpo de Friso foi transladado do palácio Huis tem Bosch, em Haia, num carro fúnebre em direção ao cemitério de Lage Vuurche, ao lado da igreja onde será realizada a cerimónia.
Para preservar a intimidade da família real holandesa, foram colocados vários painéis à volta do cemitério, onde será depositado o corpo de Friso, que morreu na passada segunda-feira, 12 de agosto, após permanecer 18 meses em coma devido a um acidente de esqui.
O acesso ao local foi restrito e cães da polícia revistaram a área à procura de explosivos.
O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, qualificou a morte do príncipe Friso como um facto “muito triste”. “Apesar de todos temermos que acontecesse, a notícia da sua morte é devastadora. Para a princesa Mabel e as suas duas filhas a dor tem de ser indiscritível. Neste momento, os nossos pensamentos estão com elas. A sua perda supõe igualmente um grande golpe para a princesa Beatriz. Ver morrer um filho é o pior que pode acontecer a uma mãe. Os reis Guilherme e Máxima e os príncipes Constantino e Laurentien perdem um irmão e um cunhado que sempre os apoiou. Também para eles o nosso apoio neste triste dia”, pode ler-se num comunicado.
Hoje, as bandeiras dos edifícios oficiais holandeses estarão a meia haste como símbolo de respeito a Friso. Ontem à noite, antes do jogo amigável que opôs Portugal à Holanda, os jogadores de ambas as seleções fizeram um minuto de silêncio em memória do príncipe.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras