Nas Bancas

Rainha Beatriz da Holanda: 33 anos de reinado em imagens

A soberana abdicou do trono a favor do filho Guilherme e da mulher, Máxima.

Redação CARAS
29 de janeiro de 2013, 16:42

Beatriz Guilhermina Armgard nasceu a 31 de janeiro de 1938, em Baarn, na Holanda. Dois anos depois, com a Segunda Guerra Mundial, a família real holandesa mudou-se para Londres e, mais tarde para Ottawa, no Canadá.
Em 1945, com o fim da guerra, a família real regressou à Holanda, onde Beatriz continuou os seus estudos. Em 1956 entrou para a Universidade de Leiden, da qual se licenciou e doutorou em Direito, apesar de ter estudado áreas tão diversas como Sociologia, Economia, História da Ciência Política, e Direito Constitucional.
Em 1965, a princesa ficou noiva de Claus von Amsberg, um aristocrata e diplomata alemão. Os dois casaram-se a 10 de março de 1966 em Amsterdão e tiveram três filhos, Guilherme, de 45 anos, Johan Friso, de 44, e Constantino, de 43. O príncipe Claus morreu a 6 de outubro de 2002 vítima de doença prolongada.
Beatriz da Holanda assumiu o papel de monarca a 30 de abril de 1980 quando a sua mãe, a rainha Juliana, abdicou depois de 31 anos de reinado.
A rainha tem oito netos: Amalia, Alexia, Ariane, filhas do príncipe Guilherme e da princesa Máxima; Luana e Zaria, filhas do príncipe Johan Friso e da princesa Mabel e Eloise, Claus Casimir e Leonore, filhos do príncipe Constantino e da mulher, Laurentien.
Beatriz da Holanda viveu um dos momentos mais difíceis o ano passado quando o príncipe Johan Friso ficou soterrado sob uma avalanche nos alpes austríacos. Johan Friso continua em coma e internado em Londres e uma recuperação parece pouco provável.
A soberana anunciou esta segunda-feira, 28 de janeiro, que abdica do trono a favor do seu filho Guilherme e da mulher deste, Máxima precisamente no dia em que completa 33 anos de reinado.
A CARAS acompanha a coroação em direto. Clique para saber todos os pormenores.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras