Nas Bancas

Beatriz, Máxima e Guilherme da Holanda

Beatriz, Máxima e Guilherme da Holanda

Reuters

Rainha Beatriz da Holanda poderá abdicar do trono

Os rumores dizem que a soberana, que comemora 74 anos hoje, pode passar a coroa para o filho, Guilherme ainda este ano.

31 de janeiro de 2012, 13:19

Beatriz da Holanda comemora hoje 74 anos e os rumores de que a rainha poderá abdicar do trono estão a intensificar-se. Os porta-vozes do governo já anunciaram que "o príncipe herdeiro, Guilherme, está pronto para reinar". Além disso, o gabinete da rainha foi reforçado com pessoal. Dois factos que levam a crer que a Rainha, que se torna na chefe de Estado com mais idade da história do país, irá ceder a coroa ao seu filho, Guilherme.
A acontecer esta será uma atitude natural na Holanda. Já a avó e a mãe de Beatriz, respetivamente as rainhas Guilhermina e Juliana, cederam o trono às suas sucessoras. Guilhermina reinou durante as duas guerras mundiais, a crise económica de 1933 e a descolonização dos territórios no Ultramar e tinha 68 anos, quando, em 1948 passou o trono para Juliana. Juliana foi uma rainha muito popular e, em 1980, aos 71 anos, levantou o braço da filha, Beatriz perante o país e pediu três vivas para a nova soberana dos holandeses. Desde então, Beatriz tem reinado com eficácia e com uma busca de perfecionismo, que por vezes, a tem feito parecer distante. Uma imagem que tem vindo a mudar desde a morte do marido, o príncipe consorte, Claus, que morreu em 2002, e com os oito netos.
Entre eles estão Amalia, de oito anos, Alexia, de seis, e Ariane, de quatro, filhos de Guilherme e Máxima, que a rainha Beatriz defende como uma digna sucessora da coroa holandesa.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras