Nas Bancas

O gesto de agradecimento de Felipe VI e Letizia ao presidente cubano

O rei espanhol ofereceu uma refeição em honra de Miguel Díaz-Canel.

CARAS
14 de novembro de 2019, 09:25

Esta terça-feira, os reis Felipe VI e Letizia foram agraciados pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e a sua mulher, Lis Cuesta, com um jantar celebrado no Palácio da Revolução, no qual estiveram presentes dos Assuntos Externos, Josep Borrel, assim como outros membros da delegação. Durante a noite, foi servido vinho espanhol e os comensais puderam apreciar a cozinha do país.

Um dia depois, na quarta-feira, foi a vez dos reis, dirigirem um convite e revelarem-se como anfitriões perfeitos num outro espaço: o Capitanes Generales, um edifício localizado na zona antiga de Havana. É considerada a obra mais arquitetónica mais importante da época barroca naquele país.

Depois de uma reunião com várias figuras da sociedade civil, Felipe e Letizia ofereceram um jantar em retribuição, durante o qual o monarca dirigiu algumas palavras tal como fez durante sua receção à comunidade espanhola presente em Cuba.

Felipe VI lembrou ao presidente cubano que foi Espanha que levou para Cuba o conceito de direitos humanos universais, defendeu o seu cumprimento, sublinhando que é o próprio povo cubano que deve decidir o seu futuro, porque "não se pode impor mudanças a um país”.

O monarca espanhol destacou ainda que é necessária a existência de instituições que representam todos os cidadãos e que estes possam expressar as suas preferências e encontrar nelas "respeito adequado à integridade de seus direitos, incluindo a capacidade de expressar livremente as suas ideias, a liberdade de associação ou de reunião”.

Para o marido de Letizia, a lição a retirar da história é que a evolução, a adaptação e a mudança são inevitáveis. "Nada está congelado no tempo, e quem resiste à sua passagem perde a oportunidade de colaborar na conceção do futuro que já está a nascer ou, ainda mais, que já está aqui", acrescentou.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras