Nas Bancas

Rei Mohammed VI de Marrocos

Rei Mohammed VI de Marrocos

Anadolu Agency

Rei de Marrocos toma decisão inédita sobre a celebração do seu aniversário

A medida foi tornada pública através de um breve comunicado emitido pela casa real.

CARAS
14 de agosto de 2019, 10:07

Esta terça-feira, dia 13 de agosto, Mohammed VI decidiu que o seu aniversário deixará de ser celebrado. A medida é inédita e entra em vigor já no próximo dia 21 de agosto, data em que o monarca assinala 56 anos de vida.

Esta decisão foi tornada pública através de um breve comunicado emitido pela casa real de Marrocos e surge no seguimento das críticas de que a família real tem sido alvo devido ao custo que representa para o país. Desta forma, o rei tomou uma decisão sem precedentes ao anunciar esta 'medida de austeridade simbólica', de acordo com Rachid Aouraz, do Instituto Marroquino de Análise Política. O investigador considera que, desta forma, a monarquia reduz sua "presença avassaladora na vida política" e se dedica a investir mais e melhor na "eficiência administrativa".

"O rei Mohammed VI (...) deu ordem para que a partir deste ano não se volte a celebrar a cerimónia oficial de aniversário do soberano no palácio real", refere o comunicado, difundido pelas agências internacionais.

De recordar que este é o segundo comunicado emitido pelo monarca em menos de um mês. No final de julho, o rei e a sua ex-mulher, Lalla Salma, assinaram um documento em resposta a diversos meios de informação, que avançaram com a notícia de que Lalla estaria proibida de viajar com os dois filhos menores por risco de fuga. O advogado de Mohammed VI tornou público um desmentido, negando as acusações e recordando que estas são um "ato punível por difamação".

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras