Nas Bancas

Rainha Isabel II

Rainha Isabel II

YUI MOK

Seis regras daquilo que pode e não pode fazer na presença da rainha

Saiba todos os detalhes.

CARAS
9 de agosto de 2019, 16:53

A possibilidade de estar um dia na presença da rainha Isabel II é, para muitos, um sonho. Mas com essa alegria também acresce uma grande pressão: qual a forma correta de cumprimentar a monarca inglesa? Devemos curvar-nos? De que forma? E qual é, afinal o tratamento mais correto? Deixamos algumas ideias sobre as dúvidas mais recorrentes:

Fazer a vénia ou ajoelhar?

De acordo com o site oficial da monarquia britânica, “não há códigos de comportamento obrigatório num encontro com a rainha”, mas muitas pessoas optam por cumprir “as formas tradicionais”. No caso das mulheres isso inclui prestar reverência, ajoelhando, enquanto os homens optam por uma pequena vénia apenas com a cabeça. Alternativamente, muitos preferem apertar-lhe a mão.

Como tratar a rainha?

Quando alguém é apresentado à rainha, a forma correta de nos referirmos à monarca inglesa é “Vossa Majestade”, seguida de “a Senhora”. As mesmas regras se aplicam quando se trata de um membro da família real inglesa do sexo masculino, seguido por “o Senhor” (“Sir”). Para outras mulheres da realeza o termo correto é “Madame”. Outros pontos importantes a cumprir no encontro com a rainha, como ir sempre à frente da rainha, falar exclusivamente quando falarem consigo e não se sentar ou começar a comer antes da monarca inglesa. Deve chegar sempre cedo a um ato oficial com um membro da realeza, antecipando-se à sua chegada.

A principal regra a seguir

É claro que há algumas regras mais importantes a seguir quando conhecer algum membro da realeza. Nunca se esquece que em momento algum poderá tocar no monarca: apenas pode apertaqr a mão, caso ela estenda o braço. Michelle Obama protagonizou uma quebra de protocolo histórica quando, em 2009, abraçou a rainha em público, durante um ato oficial.


O que não fazer durante uma refeição

Se algum dia for convidado para jantar com a rainha, o mais importante é saber, em primeira instância, qual o lugar em que se senta a rainha. É costume que o convidado de honra se sente à direita da rainha, e é com essa pessoas que ela falará no primeiro prato da refeição. Ela então voltará sua atenção para a pessoa que está sentada à sua esquerda no prato seguinte. Lewis Hamilton, estrela da Fórmula 1, caiu em desgraça com essa regra em uma função, e foi educadamente dito: "Não, você fala assim primeiro e eu falo dessa maneira, e depois voltarei para você".

Outros detalhes

Não deve virar as costas à rainha nem tirar fotografias durante a visita à casa. Os convidados nunca podem abandonar um evento antes de um membro da realeza, a menos que lhe tenha sido concedida uma permissão especial. Devem ser evitadas quaisquer tipo de questões perssoais. Conversas ligeiras serão consideradas suficientes.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras