Nas Bancas

Saiba quem são as personalidades estrangeiras que foram distinguidas com a Ordem da Jarreteira

É a mais alta condecoração de cavalaria britânica.

CARAS
17 de junho de 2019, 13:50

A Nobilíssima Ordem da Jarreteira é a mais alta distinção britânica de cavalaria. Só a rainha pode atribuí-la, e é agraciado com esta insígnia quem se destaque pelos serviços prestados à Coroa .

Com a investidura de Felipe VI, Espanha torna-se no único país estrangeiro a ter duas pessoas detentoras deste título. Além dele, o seu pai, o rei Juan Carlos, foi condecorado com a Ordem da Jarreteira em 1988.

Para além dos dois monarcas espanhóis, há outras seis personalidades que pertencem ao grupo restrito desta Ordem.

É o caso da rainha Margarida da Dinamarca, que recebeu o título em 1979, o rei Carlos Gustavo da Suécia, em 1983, a rainha Beatriz da Holanda, em 1989, o imperador japonês Akihito, em 1998 e o rei Harald V da Noruega, em 2011.

O rei Felipe VI de Espanha e o rei Guilherme da Holanda também receberam a condecoração, em 2017 e 2018, respetivamente. São esta segunda-feira, dia 17 de junho, investidos cavaleiros, ingressando oficialmente nesta que é a mais alta e mais antiga Ordem britânica de cavalaria.

Recorde-se que esta Ordem foi criada em 1348 pelo rei Eduardo III. Apesar de, a princípio, as mulheres poderem associar-se à Ordem - eram conhecidas como Ladies of the Garter - durante alguns anos apenas os homens puderam recebê-la (exceção feitas às monarcas britânicas). Só recentemente, pela mão da rainha Isabel II, foi mudada a distinção atribuída às mulheres, sendo agora designadas como Damas Companheiras da Ordem da Jarreteira.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras