Nas Bancas

GettyImages-463999567.jpg

Print Collector

Conheça a curiosa lenda da Ordem da Jarreteira

Esta segunda-feira, o rei Felipe VI de Espanha e o rei Guilherme da Holanda são distinguidos com a mais alta condecoração britânica.

CARAS
17 de junho de 2019, 12:47

A Nobilíssima Ordem da Jarreteira - Order of Garter, em inglês - é a mais antiga Ordem do Reino Unido. Foi fundada a 23 de abril de 1348, dia de S. Jorge, seu patrono, pelo rei Eduardo III.

Sobre a insígnia pode ler-se o lema da Ordem: Honi soit qui mal y pensé (em português: que a vergonha caia sobre quem pense mal.) O que poderá isto querer dizer? A enigmática frase esconde, por trás, uma lenda muito peculiar.

Os primeiros escritos sobre a Ordem encontram-se no romance histórico Tirante el Blanco, do escritor espanhol Joan Martorell, datado de 1490, onde já se compreende o prestígio associado a esta distinção, apesar de estar relacionada com um objeto tão banal como uma jarreteira (uma liga presa por uma fivela).

De acordo com a lenda, durante uma festa no palácio de Altham, o rei dançou com Joana de Kent, que seria a primeira princesa de Gales, quando uma liga azul da mulher caiu. Para evitar os comentários e a vergonha que esta poderia sentir, Eduardo III pegou na liga, amarrou-a na própria perna e exclamou: "Que a vergonha caia sobre quem pensa mal!", lema que até hoje faz parte da insígnia, cujo nome ficou associado àquele objeto.

Existe ainda uma outra lenda, mais épica e menos novelesca. Os que nela acreditam asseguram que Eduardo III criou a Ordem à imagem e semelhança da mesa redonda do mítico rei Artur, que se fazia rodear dos seus melhores cavaleiros para discutir assuntos importantes para a segurança do reino.

Há, pois, quem ache estas lendas demasiado fantasiosas, e associe a criação da Ordem à Guerra dos Cem Anos, sendo condecorados aqueles que se destacassem pelos serviços prestados à Coroa britânica.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras