Nas Bancas

Princesa Diana teve dois vestidos de noiva

O icónico modelo com uma cauda de 7,62 metros parece não ter sido o único criado para a mãe de William e Harry.

CARAS
17 de agosto de 2018, 10:59

O vestido de casamento da princesa Diana permanece na memória coletiva como um dos mais icónicos de sempre, mas tudo indica que não terá sido o único que foi criado para este dia especial. A mãe dos príncipes William e Harry tinha, na verdade, um segundo vestido que só agora descoberto. E consta que nem a própria Diana de Gales tinha conhecimento dessa segunda indumentária, que foi feita extamente à sua medida.

Esta peça é agora revelada pelo designer David Emanuel, que juntamente com a mulher criou o icónico vestido de noiva de Diana. Na época, os dois produziram um modelo menos luxuoso, de modo a ficarem mais tranquilos com o seu trabalho. Afinal, o par estava tão obececado em proteger a peça encomendada pela noiva que acabou por preparar uma segunda versão caso algo de errado acontecesse e a informação fosse revelada antes do dia do casamento, celebrado a 29 de julho de 1981.

“Na altura queríamos ter garantias de que aquele vestido era totalmente surpresa. A Diana não o experimentou. Nunca falámos sobre isso." O segundo vestido, que não chegou a ser terminado, foi produzido a partir do mesmo tecido tafetá de seda marfim e tinha plissado na zona do pescoço, ainda assim menos extravagante do que o modelo que vestiu publicamente e que deixou diferentes gerações a sonhar.

O modelo eleito e que Diana usou tinha mais de 10.000 pérolas e lantejoulas tinha ainda uma cauda de 7,62 metros, que dificultou a locomoção da noiva e do próprio pai dentro da pequena carruagem que a levou até à St. Paul Cathedral. No documentário Invitation To A Royal Wedding, David falou ainda sobre o seu choque ao verificar essa mesma dificuldade.

Apesar da execução do vestido de noiva de Diana lhe ter dado projeção internacional, o desginer afirma que algumas das suas peças favoritas que produziu para a ‘princesa do povo’ integram o seu guarda-roupa particular e nunca serão vistas em público. “Eram vestidos adoráveis mas nunca foram fotografados nem vistos”, recorda. “Dois dias antes do casamento houve a parte divertida: um baile no palácio de Buckingham ao qual fui. Fiz um vestido em tafetá rosa choque muito justo e comprido, até ao chão, e com um decote bastante pronunciado. Até àquela altura, o mundo só tinha visto Diana como educadora de infância e naquela noite, na festa antes do casamento, julgo que ela ficou mais do que chocada - ela deslumbrou as pessoas porque vimos uma rapariga fabulosa com uma figura fantástica”, conclui.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras