Nas Bancas

O imperador Akihito e a imperatriz Michiko.

O imperador Akihito e a imperatriz Michiko.

AFP

Imperador do Japão sofre de anemia cerebral

Akihito cancelou a agenda oficial dos últimos dias após ter sintomas como náuseas e tonturas.

CARAS
4 de julho de 2018, 11:05

Akihito, de 84 anos, reina o Japão há 29 anos. Agora, a saúde pregou-lhe uma partida. O imperador sofre de anemia cerebral - insuficiente irrigação sanguínea no cérebro - e foi aconselhado pelos médicos a cancelar a agenda pelo segundo dia consecutivo.

"Sua Majestade, o imperador Akihito, sentiu-se repentinamente mal, às 4h da manhã, vítima de náuseas, tonturas e uma sudorese excessiva provocados por uma anemia cerebral", pode ler-se no comunicado oficial divulgado.

Tudo terá acontecido na madrugada da passada segunda-feira, dia 2 de julho, quando notou "náuseas e sufoco", algo que levou a que a sua mulher, Michiko, chamasse o médico ao palácio. Posteriormente, este ter-lhe-á recomendado repouso absoluto. Um membro do governo terá assegurado à agência Kyodo, "não se encontra numa situação pela qual nos tenhamos de nos preocupar". Apesar de tudo, no dia seguinte ao episódio de mal-estar, Akihito terá ainda sentido dores de estômago e tonturas.

Recorde-se que, no verão de 2016, o imperador já havia anunciado o seu desejo de abdicar do cargo, precisamente por uma certa preocupação com a saúde devido à idade avançada.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras