Nas Bancas

Morreu Miguel I, antigo rei da Roménia e primo da Rainha Sofia

O último chefe de Estado durante a Segunda Guerra Mundial ainda vivo tinha 96 anos.

CARAS
6 de dezembro de 2017, 10:14

Uma vida cheia. Assim se pode definir o percurso de Miguel I, ex-monarca romeno que perdeu hoje a vida. "Vossa Majestade, o Rei Miguel I morreu hoje, 5 de dezembro de 2017, às 13h [11h, em Portugal], na residência privada da Suíça", lê-se no comunicado oficial da família real.

Mihai (de nome real Miguel I) foi entronado pela primeira vez com apenas seis anos de idade, tendo "governado", através de um Conselho de Regência, até aos nove. Numa época de grandes convulsões no país e no mundo, Mihai voltou ao trono em 1940, em plena Segunda Guerra, tendo sido obrigado a abdicar após a vitória comunista, em 1947. Por essa razão, Mihai perdeu a cidadania romena e viveu exilado durante décadas, com passagens por Londres e pela Suíça, onde esta manhã viria a falecer.

Miguel I da Roménia era casado com Ana de Bourbon-Parma, que conheceu no casamento da Rainha Isabel II com Filipe de Edimburgo e com quem teve cinco filhos, e era primo da rainha Sofía de Espanha pelo lado da mãe. A filha primogénita de Miguel, a princesa Margarida, é a atual sucessora ao trono romeno.

Apesar da monarquia não ter voltado a ser instaurada no país, Miguel Hohenzollern-Sigmaringen viu alguns dos seus direitos como antigo chefe de Estado reconhecidos. A Roménia entrará agora num período de luto nacional pela morte do ex-monarca, que em 2016 se tinha retirado da vida pública por problemas de saúde.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras