Nas Bancas

Isabel II e Duque de Edimburgo celebram 70 anos de casamento

Os monarcas são primeiro casal real britânico a chegar às bodas de platina.

CARAS
20 de novembro de 2017, 12:47

Foi a 20 de novembro de 1947, que Isabel de Windsor e o príncipe Filipe da Grécia e da Dinamarca trocaram alianças na Abadia de Westminster perante dois mil convidados, numa cerimónia que foi transmitida ao vivo na rádio para 200 milhões de ouvintes.

Os dois conheceram-se em julho de 1939, quando a atual rainha de Inglaterra tinha apenas 13 anos durante uma visita da família real ao Royal Naval College de Dartmouth, onde Filipe, então com 18 anos, estudava, sob o patrocínio do seu primo e tutor lord Louis Mountbatten, herói da II Guerra e futuro vice-rei da Índia. Sete anos depois, em 1946, o casal anunciava o noivado e, no ano seguinte, estavam casados.

Para assinalar a data, este domingo, 19 de novembro, foi divulgada a fotografia comemorativa em que o casal posou na Sala Branca de Desenho do Castelo de Windsor.

Também no início de outubro, a Casa da Moeda do Reino Unido (Royal Mint) criou uma coleção especial de moedas em ouro e prata para comemorar os 70 anos de casamento de Isabel II e o duque de Edimburgo. Uma das faces conta com os rostos dos monarcas de perfil, enquanto a outra mostra o casal a montar a cavalo, rodeado pela frase "O amor conjugal juntou-os na felicidade 1947-2017".

Isabel II, de 91 anos, e o Duque de Edimburgo, de 96, são o primeiro casal real britânico a celebrar as bodas de platina. Da união de 70 anos nasceram quatro filhos: a princesa Ana e os príncipes Carlos, André e Eduardo.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras