Guilherme e Máxima da Holanda, Alberto e Paola da Bélgica apoiam familiares das vítimas do acidente na Suíça
As famílias reais estiveram no funeral de 17 das 28 pessoas que morreram há uma semana, quando o autocarro escolar em que viajavam embateu na parede de um túnel na auto-estrada.
No passado dia 13, um autocarro com 52 pessoas regressava de umas férias na neve quando bateu contra a parede de um túnel de uma auto-estrada Suíça, provocando a morte de 22 crianças e seis adultos.
Ontem, o funeral de 15 crianças, um professor e uma instrutora decorreu em Lommel, uma localidade no norte da Bélgica, perto da fronteira com a Holanda. As cerimónias fúnebres contaram com a presença dos príncipes Guilherme e Máxima da Holanda, dos reis Alberto e Paola da Bélgica, do primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, e do seu homólogo holandês, Mark Rutte. A presidente da Confederação helvética, Eveline Widmer-Schlumpf, e uma delegação do cantão de Valais, na Suíça, também estiveram presentes no pavilhão onde decorreu a cerimónia.
No exterior, milhares de pessoas quiseram prestar o seu tributo às vítimas daquele que é o mais grave acidente rodoviário na história da Suíça.
Das 15 crianças, seis eram holandesas, e a comoção sentida por Máxima durante a cerimónia foi visível, já que a princesa não conseguiu conter as lágrimas. A mulher do príncipe Guilherme ter-se-á também recordado do cunhado, Johan Friso, que se encontra em coma depois de ter ficado soterrado por uma avalancha enquanto esquiava fora de pista.
O funeral das restantes 11 vítimas decorreu hoje em Leuven e contou novamente com a presença dos soberanos belgas e dos príncipes holandeses.