Nas Bancas

Condessa Béatrice d'Orléans emocionada ao receber insígnias da Legião de Honra Francesa

A mãe de Charles-Philippe d'Orléans, marido da duquesa de Cadaval, foi distinguida pelo seu percurso profissional exemplar dedicado ao mundo da moda e da cultura.

Andreia Guerreiro
15 de novembro de 2009, 14:14

Foi na embaixada francesa em Espanha que Béatrice Marie Guillemine Huguette d'Orléans, condessa d'Evreux e mãe de Charles-Philippe d'Orléans, marido de Diana de Cadaval, recebeu as insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra. A sua dedicação e profissionalismo, sobretudo enquanto administradora-delegada da Dior para a Península Ibérica, cargo que ocupa há 25 anos e que lhe tem permitido divulgar a cultura francesa um pouco por todo o mundo, foram agora distinguidos com uma das mais prestigiadas condecorações francesas.

"Com 30 anos de carreira profissional, confesso que já assisti a muitas mudanças no mundo da moda. Encontrei na moda uma verdadeira paixão, uma história de amor. E, como todas as histórias de amor, já me proporcionou momentos de alegria, mas também de tristeza. [...] A moda adapta-se aos tempos de crise, permite que nasçam talentos, influencia todas as formas de arte, e continua a fazer sonhar. E a minha melhor realização, a de ter contribuído para o sonho de milhões de espanhóis por intermédio da moda e do luxo franceses", afirmou Béatrice d'Orléans, que, no seu discurso de agradecimento, fez questão de referir os quatro filhos, que estiveram presentes nesta ocasião tão especial: Clotilde, Adelaide, Charles-Philippe e François.

O embaixador de França e Espanha, Bruno Delaye, no momento da condecoração
O embaixador de França e Espanha, Bruno Delaye, no momento da condecoração
Campiso Rocha
Bruno Delaye
, a quem coube entregar esta distinção, recordou o percurso pessoal e profissional de Béatrice, que recebeu o título de condessa d'Evreux após o seu casamento com o príncipe
Michel d'Orléans
, pai dos seus filhos. Recorde-se que o casamento, por ter sido contra a vontade do pai do príncipe, o conde de Paris,
Henri d'Orléans
, obrigou Michel a renunciar ao trono de França, pretendido pela família.


Licenciada em Ciências Políticas pela Universidade da Sorbonne e com um mestrado em Marketing pela Universidade de Cambridge, Béatrice viveu com o marido em Marrocos e Inglaterra antes de chegar a Madrid, em 1974, cidade que adoptou e onde mora até hoje. "
Perguntam-me frequentemente se me sinto mais francesa ou espanhola... Eu tenho orgulho de ser uma francesa em Espanha. E o meu sotaque fantástico quando falo espanhol é a melhor prova disso!
", disse, com humor, a princesa, que para esta cerimónia escolheu um vestido em crepe de seda cor de chocolate, da autoria do estilista espanhol
Santiago Bandrés
.


A duquesa Diana de Cadaval, o príncipe Charles-Philippe dOrleans e a duquesa Claudine de Cadaval
A duquesa Diana de Cadaval, o príncipe Charles-Philippe dOrleans e a duquesa Claudine de Cadaval
Campiso Rocha
Perante uma série de ilustres convidados, entre os quais a infanta
Pilar
, irmã do rei
Juan Carlos
, que foi acompanhada pelo filho,
Fernando Gómez-Acebo
, e ainda
Maria Zurita
, filha da infanta
Margarida
de Espanha, e
Alejandra Rojas
, filha da condessa de Montarco, Béatrice d'Orléans escutou palavras de incentivo e de reconhecimento, entre as quais as proferidas pelo embaixador francês no seu discurso: "
Tem provado no seu dia-a-dia que luxo pelo luxo não é mais do que snobismo, sine nobilis, ou seja, sem nobreza. Neste contexto, a sua infância, a sua educação, a sua família, os valores que recebeu constituem activos ao mais alto nível no seu país de adopção, diria mesmo para todos os franceses aqui presentes, no nosso país de adopção, o conceito de Moda e Cultura. Porque para si, Moda e Cultura, mais do que duas palavras, são dois princípios indissociáveis. E essa será a chave do sucesso da comunicação dos perfumes Dior em Espanha."


Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras