Nas Bancas

Alexandra Moura apresenta coleção na London Fashion Week inspirada em recordações de infância

A criadora une o clássico tradicional com a modernidade citadina.

CARAS
15 de setembro de 2018, 13:28

Alexandra Moura participa pela quinta vez na London Fashion Week com o apoio do Portugal Fashion. A criadora tem já um longo e reconhecido percurso na moda portuguesa, estando agora a consolidar a presença da sua marca nos circuitos internacionais.

A criadora apresenta-se na capital inglesa com uma mão cheia de recordações. “Heirloom” traz um conjunto de peças inspiradas nos verões passados em casa da avó da criadora, numa aldeia transmontana situada na fronteira com Espanha. Trata-se de uma coleção repleta de detalhes pessoais, em que os quadros impressionistas dispostos na sala inspiraram padrões florais e os pratos pintados à mão, as jarras de flores de tecido, a mistura das carpetes e as colchas das camas deram origem aos grafismos e a toda a estética das propostas.

Tule delicado, jacquard floral, denim e algodão são os materiais que estabelecem “uma ponte entre o clássico e o contemporâneo”, enquanto que o tweed e a viscose floral representam a “conexão intimista” entre a designer e os avós. “Heirloom” traz-nos também contrastes entre a cidade e o campo, presentes nas formas e detalhes das peças. Falamos de “influências de uma vertente clássica e tradicional em contraposto com a relação entre peças oversized/sportswear feeling das roupas de quem vem cidade”, como afirma Alexandra Moura, que nestas propostas SS19 não deixou de fora os icónicos trench-coats e os aclamados vestidos oversized.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras