Nas Bancas

Viana do Castelo: Um museu vivo

A cidade conta com inúmeros monumentos e casas nobres de diferentes períodos e estilos.

CARAS
19 de junho de 2016, 17:00

Situado no extremo noroeste de Portugal, o distrito de Viana do Castelo ‘acolhe’ atualmente os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Elevada a cidade por D. Maria II, em 20 de janeiro de 1848, Viana cresceu ao longo do rio Lima, sendo hoje considerada um museu vivo, com inúmeros monumentos e casas nobres de diferentes períodos e estilos. Os visitantes podem perder-se tanto nas ruelas calcetadas e ladeadas por palacetes e solares seculares, com influên­cias manuelinas e renascentistas, como pelas várias praias de areia fina e dourada que se estendem ao longo da costa.
Na ponta de um vale protegido a norte pela Serra d’Arga e a sul pelo Monte de Santa Luzia, surge Vila Praia de Âncora, zona piscatória igualmente carregada de tradições. O rio Âncora faz a divisão da praia, que continua a hastear a bandeira azul: a norte forma-se uma pequena piscina, adequada às brincadeiras das crianças e delimitada por um pontão, a sul surge um cordão dunar, protegido por longos passadiços de madeira.
Nesta região, o Hotel Meira mantém-se uma referência, não só pela sua longevidade na história, mas também pela arte de bem receber os hóspedes, fazendo questão de proporcio­nar um ambiente familiar e personalizado. Ao longo dos seus 81 anos de existência, esta unidade hoteleira tem sido alvo de várias remodelações de modo a conseguir adaptar-se às necessidades atuais de conforto e modernidade. Com uma localização privilegiada, em pleno coração do Minho, no Hotel Meira encontra a simbiose perfeita entre o mar, o campo e o monte, sendo perfeito para apreciar umas férias perto da praia ou usufruir de um fim de semana prolongado.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: De automóvel. A cidade fica a cerca de 70 quilómetros do Porto e a 390 de Lisboa.
Onde ficar: A cidade tem uma boa capacidade hoteleira. Sugerimos o Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora.
A não perder: Visita ao Museu do Traje e ao Santuário de Santa Luzia, e a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, em agosto.
Onde comer: Restaurante Dona Belinha Gourmet, em Vila Praia de Âncora, e Tasquinha da Linda, na Doca das Marés.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras