Nas Bancas

Marrocos: Saïdia

Praia a perder de vista.

CARAS
5 de junho de 2016, 17:00

Quilómetros e quilómetros de praia de areia fina e a temperatura agradável do Mar Mediterrâneo. Saïdia, conhecida como a Pérola Azul de Marrocos, é um bom destino de férias para quem gosta de usufruir de banhos de sol e de mar com um toque de exotismo: há sempre alguns dromedários disponíveis para o passeio da praxe – à falta de deserto muito próximo, o areal da praia serve perfeitamente o propósito – e não está longe o mercado tradicional da cidade de Oujda (são pouco mais de 50 quilómetros, e é aí que se localiza o aeroporto que serve esta zona do nordeste de Marrocos). Os hotéis, como é o caso do Be Live Collection, dispõem de todo o tipo de serviços, como piscinas, ginásio, spa, restaurantes, chapéus de sol e espreguiçadeiras na praia, bicicletas para passear ou animação para as crianças.
Para turistas mais ambiciosos, a cerca de uma hora de caminho de automóvel ou autocarro está a região montanhosa de Beni Snassen e o Vale Zegzel, onde é possível visitar, por exemplo, a deslumbrante Gruta do Camelo, que deve o seu nome ao facto de, vista de longe, aparentar o perfil do animal. A própria localidade de Saïdia dispõe de uma marina que possibilita a prática de vela, mergulho e esqui aquático. Muito perto, a zona que envolve a foz do rio Moulouya é percorrida por trilhos que permitem partir à descoberta da biodiversidade local, com destaque para a observação de pássaros. Para apreciadores da modalidade, há ainda um agradável campo de golfe com 18 buracos.
E porque visitar Marrocos sem espreitar o deserto é uma pena, pode sempre recorrer aos programas de excursão, que permitem também uma visita ao oásis de Figuig. De resto, não há como passar ao lado da gastronomia local: as receitas de couscous e as tagines (um guisado em pote de barro que pode ser de carne ou de peixe) são os pratos fortes da zona e o chá de menta uma espécie de bebida nacional.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: A Royal Air Maroc tem voos Lisboa/Oujda, que fica a pouco mais de 50 quilómetros de Saïdia.
Onde ficar: O hotel Be Live Collection Saïdia proporciona todos os serviços necessários, tem quartos amplos e fica mesmo na praia.
Onde comer: Os restaurantes do hotel acabam por ser a solução mais prática, até porque o mais comum é o alojamento ser feito em regime de tudo incluído.
A não perder: Oujda e o respetivo souk, a Gruta do Camelo, os passeios de dromedário na praia, as excursões ao deserto.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras