Nas Bancas

Amarante: Uma cidade bucólica

Uma sugestão 'Boa Cama Boa Mesa'.

CARAS
17 de abril de 2016, 17:00

De atmosfera romântica e misteriosa, Amarante vive da sua relação com o rio Tâmega, com o qual brinca e joga tanto em espaços verdes, como na bonita Ponte de S. Gonçalo, que é um dos emblemas da cidade, ou na relação próxima que estabelece com edifícios sobre ele debruçados.
Um deles é a emblemática Casa da Calçada, solar do século XVI que pertenceu ao conde de Redondo e preserva uma interessante arquitetura. Transformada em hotel e membro da prestigiada cadeia de Relais & Châteaux desde 2003, a casa está decorada como se de uma residência de família se tratasse e não faltam fotografias de várias épocas a marcar os diversos momentos da sua longa história.
Aqui estando, torna-se imperativa uma visita ao restaurante da Casa da Calçada, o Largo do Paço. Referência maior da restauração na zona norte do país, nele se pode descobrir a gastronomia competente e criativa que há vários anos consecutivos tem sido brindada com prémios internacionais, entre eles uma Estrela Michelin, e com o Garfo de Ouro do guia Boa Cama Boa Mesa.
Numa abordagem mais contemporânea, o Hotel Monverde, aberto recentemente em Telões, a poucos minutos do centro de Amarante, embora não desfrute da vista privilegiada sobre o Tâmega, respira natureza, sustentabilidade e paixão pelo vinho. Aliando o legado da Quinta de Sanguinhedo – que terá acolhido encontros do famoso Zé do Telhado com o seu bando – a espaços modernos e confortáveis, aqui apetece usufruir de um bom copo de vinho no conforto das zonas comuns ou deitar um olhar demorado sobre a bucólica vista sobre as vinhas que rodeiam toda a propriedade.
Vale a pena, também, descobrir o restaurante do Monverde, onde uma gastronomia regional de novas roupagens se casa com uma extensa lista de vinhos de todo o país.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Amarante dista pouco mais de 60 quilómetros do Porto. A partir da Invicta, o caminho mais curto e rápido aconselha que siga pela A4, que pode também usar caso venha de norte ou de Trás-os-Montes.
Onde ficar: Casa da Calçada ou Monverde Wine Experience Hotel.
Onde comer: Restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada, ou no restaurante do Hotel Monverde.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras