Nas Bancas

Astún: No coração dos Pirinéus

Inaugurada em 1976, a estância fica a 30 quilómetros da cidade de Jaca, capital da região espanhola de Aragão e também conhecida como a Pérola dos Pirinéus.

Pedro Amante
14 de março de 2016, 14:20

Situada nos Pirenéus espanhóis, junto à fronteira com França, Astún é uma das estâncias de esqui mais procuradas da região, não só pelos praticantes de desportos de inverno, mas também por adeptos de outras atividades radicais, tais como rafting, escalada ou BTT. Inaugurada em 1976, a estância fica a 30 quilómetros da cidade de Jaca, capital da região espanhola de Aragão e também conhecida com a Pérola dos Pirenéus. Aliás, de caminho para a montanha, torna-se quase obrigatória uma visita à famosa Cidadela de Jaca, mandada construir em 1592 pelo rei Felipe II. Projetada pelo arquiteto italiano Tiburcio Spannocchi, é a única em Espanha que conserva a sua planta original.
É também nesta cidade que poderá encontrar vários hotéis para pernoitar e descansar após um dia a percorrer os cerca de 50 quilómetros de pistas esquiáveis que existem em Astún. Caso prefira ficar em plena estância, tem a opção do Hotel Europa, mesmo em frente às pistas e com vistas deslumbrantes sobre as montanhas.
A meio caminho entre Jaca e Astún, recomenda-se uma paragem na Estação de Canfranc, um imponente edifício construído nos anos 20 e que teve os seus tempos áureos na década de 30. Com o encerramento da linha interna­cional que ligava Espanha a França através do túnel de Somport, o edifício foi-se degradando e está hoje parcialmente encerrado.
De regresso a Astún, importa salientar a sua localização privilegiada, em pleno vale, o que a protege das correntes de vento. Além de pistas para todos os gostos e graus de dificuldade, para praticantes de esqui e de snowboard, a estância oferece também circuitos de condução na neve e no gelo, uma iniciativa da Ford para quem quer aprender a conduzir em condições mais adversas. Em Astún encontra, também, várias escolas de esqui, lojas especializadas e vários restaurantes e esplanadas.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: A melhor forma é viajar de avião até Madrid e depois de comboio até Saragoça, de onde poderá seguir de carro (168km), ou novamente de comboio, até Jaca. Aqui existem autocarros regulares para a estância de Astún.
Onde ficar: Hotel Europa, situado mesmo na estância de Astún, de frente para as pistas. Hotel Barceló Jaca Golf & Spa, na cidade de Jaca.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras