Nas Bancas

Monfortinho, Idanha-a-Nova

A pureza de fontes raianas.

CARAS
10 de maio de 2015, 16:00

Geograficamente separada de Espanha pelo rio Erges, que nasce na sierra de Gata e desagua no Tejo, e localizada entre Lisboa, Porto e Madrid, a povoação de Monfortinho é um elogio aos mais ancestrais rituais de purificação do corpo, pois alberga um dos melhores complexos termais de Portugal, de águas terapêuticas e fonte de saúde inesgotável: as Termas de Monfortinho.
Procuradas desde a ocupação romana, em virtude da qualidade e pureza das fontes da serra de Penha Garcia, as suas águas são conhecidas pelo seu “poder de cura”, sendo-lhes atribuídas virtudes terapêuticas para doenças dermatológicas, distúrbios do sistema digestivo, circulatório, respiratório e psicossomático. Hipomineralizadas, bicarbonatadas, sódicas, cálcicas e magnésicas, as águas da Fonte Santa de Monfortinho possuem um dos maiores teores de sílica entre as águas termais portuguesas.
O rico e surpreendente património etnográfico desta região, onde lendas e tradições se cruzam com romarias e festividades, salpicam o concelho de acontecimentos únicos e verdadeiramente genuínos, como as festividades do Bodo, que atualmente acontecem uma semana e meia após a Páscoa.
Construído no início da década de 1940, durante um período de intensa exploração das águas termais em Portugal, e reinaugurado em 2005, o hotel Ô Fonte Santa encontra-se inserido nesta paisa­gem natural de excepcional beleza. Combinando elegância, intimidade e conforto, este hotel de charme convida à descontra­ção e bem-estar.
A albufeira existente em Mon­fortinho é ideal para a prática de desportos aquáticos como a canoagem e caiaque, e através do Clube de Tiro pode tirar partido de um percurso de caça e de um lago com várias espécies de peixes, ideal para a pesca desportiva.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras