Nas Bancas

Proença-a-Nova, terra de encanto

Uma localidade rica em natureza, história e cultura. 

CARAS
26 de abril de 2015, 17:00

Mergulhar, voar, caminhar, contemplar, escalar, descobrir, saborear, descansar, sentir... A escolha do que fazer é da responsabilidade de quem visita o concelho de Proença-a-Nova, o resto é por conta da geografia e das riquezas naturais, históricas e culturais da região. Os 395km² de território concelhio são percorridos por inúmeros cursos de água que em alguns locais foram aproveitados para albergar praias fluviais de qualidade reconhecida. Valorizadas pela moldura natural e servidas por equipamentos construídos com a preocupação de preservar a identidade dos locais, recorrendo a materiais como o xisto e a madeira, as praias fluviais da Aldeia Ruiva, Alvito, Cerejeira, Fróia e Malhadal Fróia e Malhadal tornaram-se um forte atrativo turístico da zona.
Em alternativa, pode ficar a conhecer os vales e as serras escarpadas que caracterizam o concelho, a pé, de bicicleta ou de todo-o-terreno. Para os mais aventureiros, há ainda a alternativa de saltar de paraquedas no Sky Fun Center, que funciona no hangar do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova.
Tocar, sentir os cheiros e os materiais da floresta, aprender experimentando e participando nas muitas atividades é a proposta do Centro Ciência Viva da Floresta, onde encontra desafios para todas as idades cujo objetivo é dar a conhecer a floresta como fonte de bem-estar, de vida e de riqueza.
Com apenas três dezenas de moradores, a aldeia de xisto da Figueira é o destino ideal para quem gosta da vida comunitária e de escavar memórias e tradições de outros tempos. O cheiro a pão quente cozido no forno comunitário espalha-se pelas estreitas ruas da aldeia até chegar às prateleiras da Loja da Aldeia, onde se encontram outros produtos regionais que fazem parte da rica gastronomia da região e que proporcionam uma viagem inesquecível, marcada por sabores intensos e cheios de carácter.
A NÃO ESQUECER:
Onde ficar:
O Hotel das Amoras fica no centro da vila. Nasceu do prolongamento de um palacete de 1905 e foi alvo de recentes remodelações. Tel.: 274670210.
Onde comer: A Cafetaria Municipal,

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras