Nas Bancas

Itália: Lago Maggiore

Refúgio entre montanhas.

Gabriel Mendes
17 de novembro de 2013, 14:00

Não sendo propriamente um segredo dos deuses, o Lago Maggiore, entre os Alpes e a Itália mais turística, é normalmente ofuscado pelo seu vizinho mais pequeno, o Lago Como, mas tem tudo para ser um excelente destino. A norte de Milão, na província de Piemonte, o Maggiore, que é o segundo maior lago italiano (apesar de 20 por cento da sua área já se encontrar em território suíço), tem todos encantos de um lago alpino: espelho de água tranquilo, é propício a passeios de barco e à prática de desportos náuticos, florestas ideais para passeios prolongados e pitorescas vilas de montanha.
Cidades como Stresa, Lave­no e Verbania fazem parte do epicentro da atividade turística, enquanto nas pequenas vilas se pode descobrir a autenticidade do norte italiano. Destaque para Orta San Giulio (no pequeno lago Orta), com o seu Sacro Monte de nove capelas, classificado Património Mundial da UNESCO.
Mais próximo dos Alpes, o Val Vigezzo é local de romaria devido à Basilica della Madonna del Sangue, na aldeia de Re, e o idílico Val Formazza tem como principal atração a imponente cascata del Toce, onde as águas alpinas caem a uma altura de 143 metros. Tempo ainda para uma escapadela a San Domenico di Varzo, uma aldeia isolada já em pleno Parque Natural dell’Alpe Veglia (Alpes Velhos), um refúgio de paz com dezenas de fotogénicas quedas de água.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Voar para Milão é a melhor opção. Para circundar o lago e conhecer todos os recantos é aconselhável alugar um carro.
Quando visitar: O clima é mediterrânico, mas com influências de clima de montanha. No inverno o lago atenua as temperaturas baixas e no verão as altas, criando um agradável microclima.
Onde dormir: A oferta é extensa. Hotéis junto ao lago são obviamente mais caros. Se gosta de montanha e natureza, opte pelo turismo de habitação numa aldeia do interior.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras