Nas Bancas

Redondo: Terra de barros e vinhos

Uma sugestão ‘escape.pt’.

escape.pt
21 de abril de 2013, 15:00

O Redondo é uma vila tipicamente alentejana, com as suas casas brancas e onde o tempo demora a passar. Famosa pela qualidade do seu vinho, devido às propriedades ímpares do solo, possui no seu concelho várias marcas premiadas internacionalmente.
O artesanato em barro, com decorações florais ou alusivas ao trabalho nos campos, é uma das mais importantes tradições do Redondo. Hoje, porém, existem poucos oleiros, pelo que a criação do Museu do Barro serviu não só para preservar a história desta arte popular como para estimular o aparecimento de novos artistas.
No Redondo existem também algumas das mais importantes antas da Península Ibérica, de grande relevo para o estudo do megalitismo peninsular.
A apenas 9,5km do Redondo fica o Convento de S. Paulo, em plena serra de Ossa. Edificado no século XIV, foi transformado num hotel de luxo, tendo sido respeitada a traça original. Muito referenciado internacionalmente, possui uma das maiores coleções privadas de azulejos do país, com cerca de 54 mil exemplares, datados da época de D. João V e D. José.
A vila é ainda conhecida por organizar, de dois em dois anos, no mês de agosto, o Ruas Floridas. Com muito tempo de antecedência, a população dedica-se à elaboração de coloridas flores em papel, que depois pendura nas ruas, criando verdadeiros túneis de cor e alegria.

A NÃO ESQUECER:
Como ir: De Lisboa, pela A2 e depois pela A6, são 170km.
Onde ficar: Na Herdade de Água D’Alte, na Aldeia da Serra, a 8km do Redondo, pode descansar e usufruir de um dos melhores turismos de habitação de Portugal.
Onde comer: O restaurante Serra d’Ossa, na Aldeia da Serra, serve cozinha alentejana de elevada qualidade.
A não perder: Os Museus do Barro e do Vinho, as antas do concelho, as ruas dentro das muralhas do castelo e, em agosto, o Festival Ruas Floridas.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras