Nas Bancas

Berlim: Uma cidade cada vez mais turística

A capital da Alemanha atrai cada vez mais turistas.

Gabriel Mendes
29 de março de 2013, 16:00

Depois da queda do Muro de Berlim, em 1989, a cidade foi-se transformando e é agora uma metrópole moderna que atrai cada vez mais visitantes. Sem um centro histórico por assim dizer, a capital alemã não deixa de ser multicultural e muito fácil de visitar a pé, de metro ou mesmo de bicicleta.
É no Mitte – zona central, do lado este do antigo muro – que se concentram as atrações. Desde logo a inevitável “ilha dos museus” (Museumsinsel), com quatro museus de arte. Na margem oposta do rio Spree, o DDR Museum mostra como era a vida na antiga República Democrática Alemã e o Holocaust-Manmal presta homenagem às vítimas do Holocausto, num impressionante conjunto de 2700 estelas de pedra negra.
A marcar a antiga divisão das Alemanhas, as Portas de Brandenburgo estão a alguns minutos a pé. Apesar da fama granjeada, trata-se de um da­queles monumentos que têm mais significância que substância. Ao lado, já na parte oeste da cidade, o imponente Reichstag (o Parlamento alemão) merece uma visita ao interior. Atenção: para visitar a famosa cúpula é preciso marcar com antecedência pela Internet.
Mais afastado do Mitte existem outros marcos a visitar: o East Side Gallery, o maior pedaço remanescente do Muro; o edifício Rotes Rathaus; o célebre “anjo dourado” da Siegessäule; o Checkpoint Charlie, conhecido ponto de passagem do muro; a Berliner Dom, catedral da cidade; e a ultramoderna Potsdamerplatz.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Berlim tem dois aeroportos com excelentes ligações à cidade. As principais companhias aéreas voam para a capital alemã.
Quando visitar: Com invernos frios e chuvosos, os melhores meses para visitar Berlim são, naturalmente, os da primavera e verão.
Onde ficar: Há dezenas de hotéis no Mitte. Para uma experiência diferente, opte pelo Radison Blue, conhecido pelo seu gigantesco aquário no ‘hall’. Com poucas dezenas de euros pode pernoitar no EastSeven.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras