Nas Bancas

Vila Viçosa: Uma joia no Alentejo

O Paço Ducal é um dos ex-líbris da vila.

Pedro Amante
28 de março de 2013, 13:09

Percorrer a pé as ruas de Vila Viçosa é como assistir a uma aulade história a céu aberto. Rodeado de campos verdejantes quecontrastam com as pedreiras de mármore que sustentam economicamentea região, encontramos um povo orgulhoso do seu passado, pessoas deconversa fácil que fazem questão de nos relatar histórias de outrostempos.
Um dos ex-líbris da vila é o Paço Ducal, com a sua imponentefachada de 110 metros de comprimento totalmente revestida commármore. Mandado construir em 1501 por D. Jaime, o 4.º duque de Bragança, o paço chegou aser residência permanente da família real portuguesa e foi aqui queo rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe passaram a última noite antes deserem assassinados, em Lisboa, a 1 de fevereiro de 1908. Com aimplantação da República, em 1910, o Paço Ducal foi encerrado,reabrindo as suas portas nos anos 40. Outro ponto de paragemobrigatória é o castelo medieval, de onde podemos contemplar aPraça da República e a Igreja de São Bartolomeu. É nesta praça queestá o busto de Florbela Espanca, uma das mais ilustres filhas daterra. No interior das muralhas encontramos o Santuário de NossaSenhora da Conceição, padroeira de Portugal.
Com a certeza de que muito mais haveria para escrever sobre ovasto legado histórico de Vila Viçosa, é tempo para degustaralgumas das mais ricas iguarias da gastronomia alentejana. A ofertaé variada, mas destaco a Taverna dos Conjurados, não só pelasfantásticas migas de espargos ou pela saborosa sopa de tomate, mastambém pela arte de saber receber de Manuel Camarinhas. No restaurante Narcissus, o chef Alexandre Silva propõe uma interpretação maiscontemporânea da cozinha alentejana. Este restaurante situa-se noMarmòris Hotel & Spa, a mais nova unidade hoteleira da vila.Este hotel de 5 estrelas, com 45 quartos e suítes, foi decoradopelo arquiteto Miguel Câncio Martins e tem no mármore o seuprincipal elemento decorativo. Sem dúvida, uma mais-valia para aregião.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Vila Viçosa fica a cerca de 185km deLisboa. Seguindo pela A6, tomar a saída 8.
Onde ficar: O Alentejo Marmòris Hotel & Spafica no Largo Gago Coutinho. A Pousada D. João IV, paredes-meiascom o Paço Ducal, é outra das opções. Na vila existem ainda váriasunidades de turismo rural.
A não perder: Paço Ducal, com visitas guiadas atéàs 17h00; castelo medieval; Santuário de Nossa Senhora daConceição; Museu da Caça; Museu do Mármore; Convento dosAgostinhos; Convento das Chagas de Cristo.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras