Nas Bancas

Aldeias do Xisto: A pé pelos caminhos da tradição

Uma sugestão ‘escape.pt’.

escape.pt
10 de fevereiro de 2013, 14:00

São pequenas aldeias rodea­das de mata e floresta que se fundem na paisagem por utilizarem o xisto, pedra abundante nesta zona do centro do país. Por estes caminhos respi­ra-se ar puro, ouve-se o silêncio dos locais isolados, estabelece-se uma relação estreita com a fauna e a flora locais, e percorrem-se caminhos empedrados rumo ao passado.
Os percursos, entre o verde, a história e a tradição, atravessam aldeias recuperadas em que se ouvem ecos do passado, passeios onde o silêncio e os sons da natureza dominam o ambiente. É isto que vai encontrar nos percursos pedestres pelas Aldeias do Xisto, mas há muito mais para descobrir! Há inúmeros percursos pedestres organizados pelos diversos municípios que compõem as Aldeias do Xisto. Deixamos apenas algumas sugestões para que passeie entre estes cenários de história, tradição, xisto e abundante verde: Caminhos do Xisto de Álvaro (Oleiros), Caminhos do Xisto de Foz do Cobrão (Vila Velha de Ródão), Caminhos de Xisto de Figueira (Proença-a-Nova), Caminhos de Xisto de Sarzedas (Castelo Branco) e Caminhos de Xisto de Martim Branco (Castelo Branco). Nestes percursos, pode ainda optar por uma visita guia­da com um almoço em versão piquenique.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: A rede integra 27 aldeias espalhadas por uma grande área geográfica da região centro do país (Castelo Branco, Coimbra e Leiria). Por esta razão, deve adaptar a sua rota aos destinos que pretende visitar.
Onde ficar: A oferta é variada , mas como referência, ficam a Quinta da Palmeira, em Cerdeira (Arganil) e as Casas de Xisto da Aldeia Oliveiras (Proença-a-Nova).
A não perder: O Ciclo Etnográfico realizado pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, que recria antigos costumes, dos jogos a uma descamisada tradicional do milho.
Onde comer: No Lugar de Figueira (Proença-a-Nova) opte pela Casa Ti’Augusta e no Casal de São Simão (Figueiró dos Vinhos) pelo restaurante Varanda do Casal.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras