Nas Bancas

Escócia: Edimburgo

Arquitetura ímpar.

Nuno Lobito
13 de janeiro de 2013, 14:00

Edimburgo parece a ilustração de um qualquer conto de fadas. Dona de uma arquitetura ímpar, a capital da Escócia conquista logo ao primeiro olhar. Construída no cume de um vul­cão já extinto e envolta em colinas, lagos e florestas, a cidade espraia-se ao longo da margem sul do rio Fort.
A nossa atenção foca-se imediatamente no famoso Castelo de Edimburgo, uma visão impres­sionante que se ergue no alto de um rochedo de granito, parecendo desafiar quem se atreva a invadir a cidade.
Todos os anos, em agosto, a cidade orgulha-se de receber o maior festival do mundo, onde as artes se combinam para dar origem a um conjunto de espetáculos e demonstrações culturais que atraem cerca de um milhão de visitantes.
A parte velha da cidade está recheada de edifícios do século XV ladeados por ruas tortuosas e estreitas. Em contraste, a parte nova apresenta um primoroso estilo georgiano, de ruas simétricas e largas. O resultado é a estranha sensação de nos encontrarmos em épocas diferentes em simultâneo, ora passeando por uma vila medieval, com as suas casas intactas e lojas ainda abertas, ora mergulhando na Edimburgo dos dias de hoje, moderna e sofisticada.
Edimburgo contrasta com a ‘rival’ Glasgow pela sua riqueza histórica e a singularidade da sua fisionomia, verdadeira relíquia das antigas técnicas de construção, que esboça o retrato do traçado urbano de muitas cidades europeias. Envolta neste cenário pi­toresco, com o castelo a sobressair da colina rochosa, deslizando até à rua principal, é a cidade onde apetece sempre voltar.

A NÃO ESQUECER:
Como ir: De avião. O aeroporto situa-se a apenas 12km do centro da capital.
A não perder: Castelo de Edimburgo; Parlamento escocês; Universidade de Edimburgo.
Idioma: Inglês.
Moeda: Euro.
Clima: Edimburgo é uma cidade fria. No inverno a temperatura não passa dos 6°, sendo janeiro e fevereiro os meses mais frios do ano. No verão, a temperatura é agradável durante o dia e fria à noite, dificilmente ultrapassa os 20°.
Informações úteis: A maioria dos festivais de Edimburgo ocorre nas últimas semanas de agosto.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras