Nas Bancas

Serra da Estrela: Trilhos de descoberta

Uma sugestão ‘escape.pt’.

escape.pt
18 de novembro de 2012, 15:00

Com ou sem neve, no verão ou no inverno, a Serra da Estrela é um destino que desperta sempre novas sensações e convida a uma descoberta, sem pressas, ao sabor da curiosidade e desejo de cada visitante. Para simples descanso, para uma escapada romântica ou para uns dias de intensa atividade física, a serra promete momentos inesquecíveis, com a garantia de que aqui vai encontrar muito mais do que uma montanha.
Para quem procura descobrir a Serra da Estrela, os seus segredos e os seus desafios, os diversos trilhos pedestres podem ser uma das melhores opções. É verdade que é uma atividade que exige esforço físico, mas também é verdade que a pode fazer à sua velocidade e com as paragens que entender. Para os mais renitentes, existem sempre diversos prémios, que nem são de consolação, e que vão desde o contacto próximo com a natureza, incluindo, quem sabe, um encontro fortuito com uma raposa, ao usufruir de uma paisagem única, muitas vezes apreciada, de locais quase inimagináveis, e ainda o contacto com as populações, os seus costumes e tradições, a gastronomia e, por fim, o merecido descanso do guerreiro, numa das várias unidades de alojamento existentes na região, onde o charme e o conforto imperam.
Mais ou menos exigentes, com ou sem temáticas culturais e históricas, existem cerca de duas dezenas de trilhos pedestres devidamente assinalados e que merecem ser palmilhados. Como sugestão, refira-se o percurso Lagoas da Estrela, que permite apreciar as várias lagoas naturais e artificiais da serra, bem como surpreender-se com toda a beleza paisagística desta região.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Uma vez que a região da Serra da Estrela é bastante grande, podem indicar-se como melhores acessos a A23, para quem vem do sul, e a A25 para que chega do norte ou de Espanha.
Onde dormir: Uma das unidades de referência é o H2otel Congress & Medical Spa, em Unhais da Serra, mas existem outras, como a Casa das Penhas Douradas Hotel Design & Spa, em Manteigas, ou o Hotel Serra da Estrela.
Onde comer: A gastronomia beirã merece ser provada e apreciada em restaurantes como o Vallécula ou o Robalo, entre muitas outras opções.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras