Nas Bancas

República Checa: Kromeriz

Uma cidade amante de arte.

Redação CARAS
4 de novembro de 2012, 14:00

Situada na Morávia central, no sopé das montanhas Chriby, Kromeriz é considerada a cidade mais bonita da República Checa. Com um património arquitetónico riquíssimo, graças aos bispos de Olomouc, que aí se instalaram em 1100, Kromeriz conta com um palácio rodeado por dois deslumbrantes jardins, um e outros considerados pela UNESCO como exemplos invulgarmente belos e bem conservados do barroco, classificando-os Património da Humanidade em 1998.
Com aproximadamente 30 mil habitantes, a cidade acolhe re­gularmente conceituados festivais de música, exposições, congressos e conferências, sendo frequentemente apelidada de Atenas da Região Hana, por ser, desde a sua fundação, uma cidade amante de arte, rica em escolas e em património, berço de poetas, escritores, escultores, músicos e pintores, como Max Svabinsky.
Ao planear uma viagem a Kromeriz convém reservar algum tempo para passear pela cidade, uma vez que se encontram motivos de interesse a cada esquina, desde as casas renascentistas da Praça Grande às várias igrejas espalha­das pela cidade. Não deve perder o Bishop Mint House, que acolhe verdadeiros tesouros numismáticos e exibe uma das mais significativas coleções de cunhagens eclesiásticas do mundo. Para terminar a sua visita, passe pelas adegas do Palácio Arquiepiscopal e prove um dos tão afamados vinhos checos.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: De Lisboa há voos diários para a República Checa. Se optar pelo aeroporto de Brno, situado a 65 quilómetros de Kromeriz, tem de fazer uma viagem de cerca de 35 minutos de táxi, que custa cerca de €46.
Onde ficar: O Hotel Boucek, o Hotel Octarna ou o Hotel La Fresca, todos situados no centro histórico da cidade.
Onde comer: Para provar especialidades checas sugerimos o restaurante Kavárna Scéna ou o Pod Starou Knihovnou.
Moeda: Apesar de ser membro da União Europeia, a República Checa ainda não aderiu ao euro. A unidade monetária oficial é a coroa checa e um euro equivale a cerca de 24 coroas checas.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras