Nas Bancas

Indonésia: Bali

Exotismo algo... confuso.

Maria da Assunção Avillez
21 de outubro de 2012, 14:00

Situada na Indonésia, entre Java e Lombok, a ilha de Bali é o principal destino turístico do país. Banhada pelo Oceano Índico e rodeada por corais, possui montanhas verdes luxuriantes e oferece, a sul, praias de areia branca que são a perdição dos surfistas e, a norte, praias de areias negras, pois a ilha é de origem vulcânica. Sempre idealizei Bali como um destino exótico de exceção, mas, confesso, a desilusão foi imensa, pelo mau tempo, trânsito caótico e praias cheias de gente. Ainda assim, entre montanhas, passeios pelos arrozais, visitas a templos, compras e alguma praia, acabei por reconhecer os encantos de alguns lugares que são de facto bonitos.
Comecei por ficar na cidade de Ubud, importante polo artístico e cultural que, por ser um sítio de montanha, tem uma vegetação intensa, de uma beleza rara e exuberante. Quanto aos passeios por entre os arrozais da região de Tabanan foram a maior emoção visual que tive, pelo verde vivo e translúcido dos pés de arroz se­meados em sucessivos patamares e que refletem brilhos intensos dados pelo sol e a água.
As tardes quentes e por vezes chuvosas apelaram a algumas sestas e a banhos na piscina do hotel, guardando o fim do dia para descobrir Ubud e ficar a conhecer o belíssimo artesanato, as galerias de pintura e ainda os melhores restaurantes locais. Momentos altos foram, também, as visitas ao templo Kintamani, situado perto do vulcão e do lago Batur, o passeio pela Floresta dos Macacos Sagrados e a visita ao templo de Tanah Lot, construído sobre uma rocha ao largo da costa ocidental de Bali.
Seguiram-se dias de praia numa casa linda, que valeu tudo, na região de Jimbaran, na ponta sul da ilha. Ali, descobri praias famosas como Padang Padang, cenário do filme Comer, Orar e Amar, com Julia Roberts, e Namus Beach, que oferece maior privacidade.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: A KLM voa diretamente para Bali a partir de Amesterdão.
Onde Ficar: Ubud é um lugar de visita obrigatória e a sul tem as melhores praias, entre Jimbaran e Seminyak.
Idioma: O inglês é compreendido nos locais mais importantes e turísticos.
Moeda: Rupia (1 euro = 1200 rupias). Leve cartões de crédito.
Clima: Quente e húmido, mais fresco nas montanhas.
Obrigatório: Passaporte válido por mais de seis meses e visto a adquirir à chegada.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras