Nas Bancas

Portugal: Villa Pedra

Uma aldeia renascida.

Redação CARAS
9 de setembro de 2012, 14:00

Por volta de 1940, a Aldeia de Cima, na encosta da serra de Sicó, Beira Litoral, viu partir o seu último habitante. Mais de meio século depois, o seu potencial foi reconhecido e a aldeia ganhou novo nome e nova vida, transformada num projeto turístico, Villa Pedra Natural Houses, que tem hoje sete habitações reabilitadas segundo um conceito em que ruralidade e conforto se cruzam no ponto certo. E para assegurar um verdadeiro contacto com a natureza, cada casa tem um jardim privado.
Promovendo a sustentabilidade ambiental e a autonomia energética, mas também a economia local, estas casas acolhem o hóspede recheadas de produtos biológicos, desde as compotas de physalis aos queijos do Rabaçal, passando pelos vinhos com o rótulo Villa Pedra, o azeite, as ervas aromáticas e os ovos biológicos recolhidos diariamente no galinheiro. Se quiser legumes para uma sopa, é só ir às hortas que emolduram a aldeia. E, ao romper do dia, o pão cozido em forno de lenha é pendurado à porta de casa. Depois, à hora a que lhe apetecer, é só desfrutar de cada iguaria com toda a calma que este espaço proporciona.

A NÃO ESQUECER:

O que fazer: A 20 km de Conímbriga, a região é rica em vestígios da ocupação romana. Nos jardins de Villa Pedra é possível ver queijeiras do Paleolítico, que atestam a presença humana na zona desde essa altura. Perto ficam as Buracas de Casmilo, grutas formadas na era pré-glaciar e usadas pelos hominídeos como abrigos para escaparem aos grandes felinos. Pode também passear na maior floresta de carvalho cerquinho de toda a Europa ou partir à descoberta das 32 espécies de orquídeas selvagens que crescem à volta de Villa Pedra. Mais informações em www.villapedra.com.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras