Nas Bancas

Argentina e Chile: Patagónia, por Margarida Pinto Correia

Natureza em estado puro.

Margarida Pinto Correia
20 de maio de 2012, 16:00

Descer a Patagónia – que se estende através dos Andes até à Terra do Fogo, a ponta do mundo – é estar preparado para imensidão, muita história, uma dose estonteante de beleza, muito vento e milhares de hectares com ovelhas e guanacos. Para lá chegar, pode-se passar por Buenos Aires e dançar um tango na rua, e voltar por Santiago, mergulhando na história revolucionária dos anos 70... Mas só na Patagónia nos confrontamos com o único glaciar do mundo que cresce, o Perito Moreno, em Calafate, ouvindo o gelo rugir mesmo à nossa frente... ou chegar ao fim do mundo, a Ushuaia!
No estreito de Beagle, cruzámos os caminhos de Drake, o pirata, Magalhães, o descobridor, e Darwin, o evolucionista, deixando a Argentina e subindo o Chile até Punta Arenas, por entre a dureza dos glaciares, dos ventos, dos leões marinhos e das baleias... Paragem obrigatória: Isla Magdalena, santuário de pinguins. Mas o deslumbre patagónico chega depois de Puerto Natalis, no parque natural de Torres del Paine. Amantes da natureza e de vasti­dão, não hesitem: a humanidade seria diferente se todos tivessem de passar por ali!

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Pode ir pelo Chile, voando Madrid-Santiago-Punta Arenas (longo e com escalas, atenção!) ou pela Argentina, via Madrid-Buenos Aires-Calafate-Ushuaia (Terra do Fogo).
A não perder: Na Patagónia Argentina, a descida de Calafate até ao território dos glaciares. Vale a pena passar meio dia nos passadiços frente ao glaciar Perito Moreno e esperar que este caia um pouco, passear na vista suspensa que é aquele enorme branco e azul emoldurado de montanhas (Andes) e floresta; na Patagónia Chilena, não perder dias de carro a atravessar as ‘fincas’ (quintas) de carneiros, cavalos, imensidão de pasto e animais selvagens.
Clima: Mesmo o verão (dez. a mar.) é frio a sul (5 a 10 graus), e os ventos são certos e gelados. Em contrapartida, nas capitais (Buenos Aires e Santiago) estarão 25 a 30 graus!
Mais informações: www.Nortravel.pt.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras