Nas Bancas

Índia: Varanasi

Cidade mística.

Natacha Brigham
25 de março de 2012, 17:48

No nordeste da Índia, junto das margens do rio Ganges, Varanasi é uma das cidades mais antigas do mundo e a mais sagrada para os hindus. Uma combinação de arqueologia, misti­cismo, geografia, arte e história fazem de Varanasi a capital cultural indiana, também famosa pela sua música e danças tradicionais.
Cheguei ao fim da tarde, de comboio, a esta terra mística, cheia de vida e cor, repleta de espiritualidade e cultura. Percorri, primeiro de riquexó, depois a pé, o emaranhado de ruas estreitas, repletas de lojas que vendem de tudo um pouco, animadas por vendedores ambulantes, pequenas bancas de comida, anúncios coloridos nas fachadas dos prédios, vacas (animal sagrado por estas paragens), motos, bicicletas e pessoas, muitas pessoas a pé, que seguiam em todas as direções, num caos ordenado típico das grandes cidades indianas.
Como que levada numa corrente de gente, cheguei finalmente à margem do emblemático Ganges, uma das principais atrações da cidade, devido aos rituais que se praticam nas suas margens. No ar, o cheiro a incenso intensificou-se, como que a dizer que estava em território sagrado.
Crente ou não, a viagem de barco, com vista privilegiada para as ghats (escadarias que condu­zem à água), onde os hindus se banham e fazem as suas cerimónias religiosas ao nascer e ao pôr do sol, as cores vivas dos saris, as decorações feitas com flores e as velas acesas flutuando no rio, é um espetáculo impressionante, que não deixa indiferente quem visita esta terra de tradições e lendas milenares.

A NÃO ESQUECER:
Como ir: Consulte www.across.pt.
Moeda: Rupia indiana. 1 euro= 64.80 rupias.
Documentos: É necessário passaporte válido por 6 meses. O visto é obrigatório e custa 50 euros. Embaixada da Índia: Rua Pêro da Covilhã, 16, 1400-297 Lisboa. Tel.: 213041090.
Clima: A melhor altura para visitar Varanasi é de outubro a março, para evitar a época das monções e a época mais quente.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras