Nas Bancas

Sintra - Tivoli Palácio de Seteais

Luxo de outros tempos.

Redação CARAS
8 de janeiro de 2012, 13:25

Já lhe chamaram a ‘joia’ de Sintra, e não é para menos. O Palácio de Seteais, construído no final do século XVIII por Daniel Gildemeester, na altura Cônsul da Holanda em Portugal, é um dos mais belos e imponentes monumentos da vila elevada pela UNESCO a Património da Humanidade. Basta olharmos para o edifício neoclássico que se eleva junto à estrada que liga Sintra a Monserrate – e cujo projeto é atribuído ao arquiteto José da Costa e Silva, que se regeu pelos valores então renascentes do “neo-palladianismo” –, para percebermos a grandiosidade do palácio referido por Eça de Queiroz e outrora visitado pela rainha D. Maria e por D. João VI.
Tendo sofrido obras de ampliação nos princípios do século XIX – altura em que o seu novo proprietário, o 5.º marquês de Marialva, mandou erigir o magistral arco do triunfo que une as duas alas simétricas do palácio e de onde se tem uma vista privilegiada para o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena – o deslumbrante palácio foi transformado em hotel de luxo em 1953 e passou a ser o refúgio de ilustres figuras como o casal de pintores Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes ou as escritoras Marguerite Yourcenar e Agatha Christie.
Envolto num ambiente de grande romantismo, o atual Tivoli Palácio de Seteais, unidade com cinco estrelas, é composto por 30 quartos e ‘salles de bain’ com uma decoração única, e por majestosos salões onde sobressaem magníficas pinturas e peças de-
corativas, tapeçarias, frescos e mobiliário ao estilo D. Maria, recuperado pela Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.
Dos terraços e varandas de Seteais usufrui-se de uma impressionante vista panorâmica tanto para a serra como para os frondosos jardins do palácio, com os seus buxos de formas geométricos bem delineadas. E, como no passado, o hotel continua a ser eleito por famosos como  Mick Jagger, Kylie Minogue, Catherine Deneuve, Brad Pitt, Roger Moore ou Johnny Depp.

A NÃO PERDER:
O que fazer: o Centro Equestre de Seteais proporciona atividades hípicas para adultos e crianças; as T/Experiences, através das quais o Tivoli Palácio de Seteais propõe a descoberta da serra de Sintra, dos seus parques e diversos palácios; em pleno centro histórico de Sintra, visite o Palácio da Vila, perca-se nas ruas estreitas da vila Património Mundial da UNESCO e não deixe de saborear os famosos travesseiros do salão de chá da Piriquita.
A não perder: um passeio ao Cabo da Roca, de preferência ao pôr do sol. 
Mais informações: www.tivolihotels.com.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras