Nas Bancas

Vietname: Hoi An - Uma feliz fusão cultural

A antiga Fai Fo, batizada Hoi An em 1954, faz hoje parte da maioria dos roteiros turísticos do Vietname.

Fernando Peres Rodrigues
11 de dezembro de 2011, 17:28

A sua popularidade deve-se à feliz fusão das culturas chinesa, japonesa, vietnamita e europeia, que concede uma atmosfera especial a esta pequena cidade, simultaneamente cosmopolita e provinciana.
O núcleo central de Hoi An reduz-se a três ruas paralelas entre si e ao rio Thu Bom. É ao rio e ao porto que a cidade deve o seu desenvolvimento, em especial a partir do século XVI. A influência dos comerciantes chineses ao longo dos tempos encontra-se espelhada nas diversas assembleias chinesas que perduraram até aos nossos dias. Os comerciantes chineses organizavam-se, segundo a sua proveniência, em centros comunitários e de ofícios, o que fortalecia os laços de proximidade. Contudo, o monumento mais conhecido é a Ponte Japonesa Coberta, adotada como símbolo da cidade.
Entre casas de antigos comerciantes abastados, pequenos restaurantes, hotéis de charme e comércio de confeção de roupas que atraem os turistas que diariamente chegam à cidade, Hoi An é, sem dúvida, um local para visitar sem pressas e para nos deixarmos encantar pelo seu charme.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Os voos a partir de Londres são mais em conta; até Londres lá viaje numa ‘low cost’.

Quando ir: O mês de Novembro e de Abril a Maio.

Onde dormir e comer: Mais luxuoso, o Life Resort oferece duplos desde €90. O Thien Thanh é uma excelente opção, com duplos a partir de €35. Para jantar, o Miss Ly revelou-se uma escolha tão acertada que repetimos na segund noite.

O que fazer: Uma excursão às ruínas de My Son, cerca de 40km a sudoeste de Hoi An.

Informações úteis: Passaporte válido por seis meses. O visto pode ser adquirido à chegada ao aeroporto, o preço varia consoante a duração da estada e o número de entradas no país; é necessário levar fotografias de passe. O nível de vida no Vietname é muito acessível até para nós.
 

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras