Nas Bancas

Espanha: Zafra

Em passeio pela Baixa Extremadura.

Maria Assunção Avillez
19 de novembro de 2011, 16:08

O convite para conhecer alguns lugares da província espanhola da Baixa Extremadura, mesmo junto à raia, partiu do Turismo Espanhol e da ARTEH. Uma ‘escapadela’ que teve como principal paragem a cidade de Zafra. Perto de Badajoz, Zafra situa-se numa região que proporciona variados programas de cariz histórico e cultural e convida a belas caminhadas pela natureza, visitando aqui e ali pitorescos pueblos. Já no centro histórico de Zafra, há monumentos emblemáticos a não perder, como o templo gótico da Colegiada de Sta. Maria da Candelaria, cuja altiva torre nos espreita por entre ruelas enfeitadas por varandas floridas.
O fim do dia é celebrado no afamado restaurante Barbacana, o melhor de Zafra, cujas paredes assentam na velha muralha da importante fortaleza Alcazar dos Duques de La Feria. A sua cozinha gourmet privilegia sobretudo os produtos da região, como os diversos embutidos de porco ibérico.
A noite foi passada na Casa Palácio Conde de la Corte, hoje convertida num hotel-boutique e o lugar certo para pernoitar em Zafra. Trata-se de um belíssimo palácio senhorial, datado de 1840, decorado a rigor e onde cada um dos 15 quartos recebeu diferentes nomes de ganadarias, pois esta família sempre esteve ligada à tauromaquia.
O dia seguinte é festejado com uma visita à Finca Torrete, para ficar a conhecer a ganadaria de Francisco Ruiz Meléndez. Situada nas redondezas, a herdade possui mais de 700 hectares e a casa de arquitetura típica abre-se sobre um charmoso pátio, que abriga diversas dependências. Ali fomos recebidos a preceito pelos anfitriões, com direito a passeio para ver de mais perto o gado no seu melhor. Seguiu-se um almoço, composto por tapas, remolachas e um gostoso cozido de grão com carne e legumes, pratos típicos cozinhados com singeleza e muito amor. Gostei das gentes e dos seus costumes, das terras e da cidade de Zafra.

A NÃO ESQUECER:
Onde ficar: Casa Palácio Conde de la Corte, uma proposta da ARTEH® - Hotels and Resorts, Cadeia Soft Brand (www.arteh-hotels.com).
Como ir: Apanhar A2 e depois cortar para Elvas / Espanha. Seguir até Badajoz e tomar a N-432 em direcção a Zafra.
Para mais informações: Turismo Espanhol em Lisboa Av. Sidónio Pais,  28, 3.º dir. Lisboa. Tel. 213.571.119; e-mail: lisboa@tourspain.es

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras