Nas Bancas

Espanha: Girona - Nos trilhos da via Augusta

Girona fica a norte de Barcelona e é a maior cidade da Costa Brava.

Alexandre Khüll de Oliveira
13 de novembro de 2011, 12:39

Com inúmeros atractivos, a parte medieval da cidade, mais elevada, é, sem dúvida, o seu ex-líbris.

As suas ruas estreitas sobem a partir do rio Onyar, que atravessa a cidade dividindo-a ao meio, de um lado a zona nova, do outro a velha, ligadas por várias pontes.
Em tempos idos, Girona fez parte da Via Augusta, antiga via romana que ligava Roma a Cádiz. A cidade foi fundada pelos romanos e, ainda hoje, na zona antiga, há ruas que fizeram parte desta antiga estrada, como por exemplo Carrer de la Forza. Mais tarde esteve sob o domínio dos mouros e depois do de Napoleão.
A melhor forma de explorar a parte velha da cidade é a pé. Nesta cidade medieval podemos facilmente perder-nos horas infindáveis nas suas ruelas estreitas, becos íngremes e casas antigas.
Lá no alto, encontra-se a Catedral, que se orgulha de ter a maior nave gótica da Europa, com 23 metros. Ao lado, no museu, aproveite e visite os claustros, que data do século XII e contém nada menos do que 112 colunas de pedra decoradas ao pormenor. A caminhada ao longo da muralha da cidade proporciona vistas estrondosas.
E, depois de toda esta atividade física, pode terminar o dia com um banho árabe.
De volta ao centro, aproveite e relaxe num dos cafés que se prolongam pelas arcadas da Rambla da Liberdade. Aqui, deleite-se despreocupadamente com o mundo a passar à sua volta.

A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Girona fica a cerca de 100km a norte de Barcelona. Daqui pode optar por autocarro, comboio ou mesmo o aluguer de um carro.

A viagem leva cerca de uma hora, uma hora e meia.
Onde se instalar: Tanto Barcelona como Girona (no caso de pretender fazer uma visita de um dia) oferecem várias opções de alojamento, quer em quantidade quer em qualidade.
A não perder: Visita à Catedral e ao museu; passeio pelo topo das muralhas ao final do dia; começar ou terminar o dia com um banho árabe e passear pelas ruas estreitas do Bairro Judeu.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras