Nas Bancas

Sitges: Tradição e 'glamour' na Catalunha

A 35km de Barcelona, Sitges é uma vila cosmopolita, com excelentes praias e um importante legado cultural. É aqui que se realiza o Carnaval mais famoso da Catalunha e o festival de cinema fantástico do mundo.

6 de outubro de 2011, 16:27

Há quem lhe chame a Saint Tropez da Catalunha e, de facto, a vila de Sitges, situada a 35km de Barcelona, tem um charme muito especial. Banhada pelo Medi­terrâneo, Sitges foi em tempos a zona de veraneio de eleição das famílias mais abastadas da cidade condal, mas hoje é muito mais do que isso. Além das suas praias, que atraem anualmente mi­lhares de turistas, existe também um importante legado cultural. Há vários séculos que a vila acolhe ar­tistas e intelectuais, com especial destaque para o pintor e escritor Santiago Rusiñol. Fiz questão de visitar El Cau Ferrat, a sua casa-ateliê, hoje transformada em museu, e onde estão expostas obras de artistas de renome como El Greco ou Picasso. Destaco ainda o Museu Maricel e o Museu Romântico, ambos situados no casco antiguo, a zona mais antiga da vila.
Andar a pé é a melhor forma de conhecer Sitges e ao perder-me nas suas ruelas deparo-me com a Casa Bacardi. Esta famosa marca de rum tem origem em Cuba, mas foi precisamente em Sitges que nasceu Facundo Bacardí i Massó, o seu  criador. Curiosamente, foi também aqui que nasceu Andrés Brugal Montaner, que, na República Do­minicana, fundou a igualmente famosa marca de rum Brugal.
Sem dúvida que as praias são um dos principais atrativos de Sitges, logo, os meses de verão são ideais para uma visita. Porém, fevereiro e outubro também são meses a ter em conta. Primeiro, porque é em Sitges que se realiza o carnaval mais famoso da Catalunha e, depois, porque é no início de outubro que tem lugar o Festival Internacional de Cinema da Catalunha, a mais antiga mostra de cinema fantástico do mundo, criada em 1968.
A cosmopolita vila de Sitges, que, segundo dados recentes, é o município mais caro de Espanha (o preço médio por m² ronda os 6000 euros), está dotada de três portos desportivos e inúmeras unidades hoteleiras. Optei pelo Alenti, um hotel de design com apenas nove quartos, localizado na Calle del Pecado, a rua onde estão concentrados os bares que animam as noites desta vila. A poucos metros daqui está o Passeio Marítimo, onde as muitas esplanadas viradas para o mar convidam a uma bebida fresca ou à degustação das iguarias da rica cozinha catalã.

A NÃO ESQUECER
Como chegar: O Aeroporto Internacional de Barcelona, El Prat, está situado a 28km de Sitges. Aqui, a melhor opção é o comboio, que se apanha junto ao Terminal 2 do aeroporto. A viagem demora cerca de 20 minutos.
Onde ficar: Hotel Alenti, Calle Primero de Mayo de 1838, n.º19. Com apenas nove quartos, este hotel de design é um dos mais modernos e exclusivos de Sitges.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras