Nas Bancas

Vietname: Hôi An

Uma sombra do passado

Maria da Assunção Avillez
26 de setembro de 2011, 17:05

Da minha primeira viagem pelo longínquo Vietname (antiga Indochina) guardo as melhores lembranças, por isso, quatro anos depois, regresso, para conhecer novos lugares e revisitar outros. Hôi An foi um dos que quis rever.

Situada a sul, junto ao Pacífico, e a 35km da importante cidade portuária de Da Nang, Hôi An é uma pequena cidade piscatória datada do século X. Esta verdadeira jóia da velha Ásia tornou-se nos últimos anos num destino de luxo para os vietnamitas endinheirados e passou a constar nos roteiros dos operadores turísticos. Assim, depressa me apercebi que tudo tinha mudado.

Levava na mira pisar de novo as suas ruas de pedra antiga, olhar o mercado desordenado, apreciar as mulheres descalças carregando as pesadas varas de bambu e tudo o mais que a minha memória me ditava. Espantada, vi que muito mudou. Às ruas e ruelas do centro histórico foram arrancadas as pedras milenares, as velhas casas, agora pintadas de fresco, perderam o charme de então e deram lugar a novas lojas para turista ver e comprar.

Salvaram-se a velha ponte japonesa de 1593, o Templo e o Hall da Assembleia de Phúc Kiên, construído em 1690, o pagode de Chua Ong e a casa mais antiga, trabalhada a madeira escura, que pertence à mesma família há mais de oito gerações.

Ainda para admirar fica o rio Thu Bom, cuja vida, junto às margens, segue ao ritmo de sempre, ali mesmo são ainda visíveis casas antigas cuja arquitetura baixa deixa ver as lindíssimas e primitivas telhas de canudo que se parecem com as nossas.

Classificada Património pela UNESCO há vários anos, de Hôi An já pouco ou nada resta, perdeu toda a aura, todo o encanto, todas as referências que faziam dela uma cidade particular. Modernizou-se e evoluiu da pior das maneiras!

A não esquecer

Como ir: Across Luxury Travel & Safaris (www.across.pt).

Capital: Hanói.

Documentos: Passaporte e visto obrigatório + 2 fotos. Consulte o seu agente de viagens.

Idioma: Vietnamita e Inglês.

Moeda: O dông é a moeda nacional. Leve dólares e euros e não esqueça o cartão de crédito.

Diferença horária: + 6 horas TMG.

Corrente eléctrica: 220W.

Clima: O clima no Vietname varia consoante a região. Todas as épocas são boas, mas a melhor época do ano para visitar o Vietname é entre Novembro e Fevereiro, o clima é um pouco menos quente e húmido.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras