Nas Bancas

Alemanha: Berlim

Uma cidade virada para o futuro.

Andreia Cardinali
26 de setembro de 2011, 16:11

Vinte anos depois da queda do Muro que a dividiu ao meio durante 28 anos, Berlim apresenta-se hoje como uma das cidades mais vibrantes e estimulantes do mundo. No final do século XIX, e até aos anos 40 do século passado, a capital alemã foi uma grande metrópole europeia, mas após a II Guerra Mundial, quando a Alemanha de Leste construiu o Muro, Berlim Ocidental transformou-se numa autêntica ilha na Alemanha comunista e perdeu muito do seu cosmopolitismo. Com o país reunificado, Berlim tornouse, de novo, a capital da grande Alemanha e o centro da Europa.

Esta é, sem dúvida, uma cidade com um grande peso na História da Humanidade, pelas mais diversas razões: foi capital da Prússia e do Império Alemão, foi dividida depois da Guerra, foi o centro das atenções mundiais durante o bloqueio dos soviéticos, em 1948, e o símbolo da vitória da democracia graças à destruição do Muro, a 9 de Novembro de 1989.

E, apesar dos tempos negros da divisão, Berlim não é cinza nem sisuda, misturando História com a rebeldia de novas gerações que querem esquecer o passado, seguir um outro rumo e respirar a individualidade que tem espaço num futuro promissor cheio de sonhos. E isso vê-se, nomeadamente, nas linhas modernistas dos edifícios mais recentes, assinados por arquitectos de renome internacional, como Rem Koolkaas, Franck Gehry, Jean Nouvel ou Peter Eisenman.

 

A não esquecer

Como ir: São diversos os 'sites' onde pode comparar preços e companhias aéreas e escolher a que mais lhe convém. Vá a www.edreams.pt ou www.terminala.pt.

Quando ir: A melhor altura para visitar a cidade é entre maio e outubro, quando a chuva não é visita tão assídua e o sol aquece os dias.

O que fazer: Visite alguns dos locais que são de paragem obrigatória, devido à sua história, como as portas de Brandeburgo, o Reichstag, a Catedral de Berlim, a Alexanderplatz, o Checkpoint Charlie, a Potsdamerplatz e o Museu dos Judeus.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras