Nas Bancas

Filipinas - Arquipélago Calamina

Filipinas - Arquipélago Calamina

Marco C. Pereira

Filipinas - Arquipélago Calamina: Vida de 'Bangka'

"De acesso simplificado por uma escadaria, o Kayangan é o mais visitado, por vezes invadido por excursões de coreanos ou japoneses que se divertem a chapinhar e a boiar em grupo."

Andreia Guerreiro
14 de agosto de 2011, 15:39



FOTOS:
Marco C. Pereira

À boa moda filipina, o grupo Calamian congrega inúmeras ilhas. Os seus grandes motivos de interesse estão, no entanto, ao largo de Busuanga e de Coron. Situados nesta última, mas a apenas 20 minutos de bangka (embarcação típica) da cidade homónima, surgem sete lagos cercados por rochedos de calcário. Destes, destacam-se os Kayangan e Barracuda, com acesso pelo interior de enseadas com água com cores de postal tropical.

Depois de atracadas as embarcações, há que subir e descer vertentes rochosas que isolam os lagos do mar, no caso do Barracuda, de forma imperfeita.

De acesso simplificado por uma escadaria, o Kayangan é o mais visitado, por vezes invadido por excursões de coreanos ou japoneses que se divertem a chapinhar e a boiar em grupo, sustentados por coletes salva-vidas quase sempre garridos que adulteram a paisagem.

O Kayangan impressiona sobretudo pela rudeza dos penhascos verticais que o rodeiam, mas falta-lhe a característica que os mergulhadores acham mais interessante no 'irmão' Barracuda: três camadas sobrepostas de água doce, salobra e salgada.

Várias outras ilhas protegidas por bancos de coral e com litorais privilegiados apaixonam os visitantes. São os casos da Uson, Sangat, Lamud e Dimakaya, todas com os seus
resorts
especializados em acolher mergulhadores e
snorkelers
.


A não esquecer

Como ir:
A Star Alliance, www.staralliance.com, voa de Lisboa para Manila via Frankfurt através da TAP e Lufthansa, a partir de €750. O voo interno Manila-El Nido dura uma hora, assegurado pelas companhias aéreas SEAIR, www.flyseair.com, e ITI. Busuanga Island, Coron Town e o restante grupo Calamian são servidos pela SEAIR e pela Asian Spirit, www.asianspirit.com, que as ligam a Manila, El Nido e Puerto Princesa.

Onde ficar:
SeaDive Resort, ilha de Busuanga. Modesto, mas ambicioso:
.

Documentos:
Passaporte válido para 6 meses.

Clima:
A época seca, de novembro a maio, é a ideal para visitar as Filipinas.


*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras