Nas Bancas

Espanha - Peñafiel

Espanha - Peñafiel

Natacha Brigham

Espanha - Peñafiel: Terra de vinhos e tradições medievais

"Nesta região fértil para a vinicultura, encontram-se cerca de 200 'bodegas', algumas delas abertas ao público."

Andreia Guerreiro
26 de setembro de 2010, 14:55



FOTOS:
Natacha Brigham

Junto ao rio Douro, Peñafiel é um município de Espanha situado na província de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão. Nesta região fértil para a vinicultura, encontram-se cerca de 200 bodegas, algumas delas abertas ao público para uma visita intensa de aromas e sabores.

Na Bodega Protos, considerado um dos melhores vinhos espanhóis, tive a oportunidade de observar todo o processo de elaboração e conservação do vinho, culminando com uma saborosa degustação daquele precioso néctar.

No topo do monte, com uma vista impressionante sobre Penãfiel e o extenso vale, está o emblemático castelo gótico-germânico construído no século XI e que se assemelha a um navio. Foi declarado monumento nacional em 1917. Dentro do castelo fica o Museu do Vinho.

De volta à povoação, passo pela 'Casa de la Ribera', um exemplo da arquitetura tradicional de Castela que mostra ao visitante como se vivia no início do século passado nesta região.

Não podia deixar de visitar a "Plaza Del Cozo". Esta é uma praça de origem medieval, de festas e tradições, utilizada também como praça de touros, uma das mais antigas de Espanha.


Peñafiel é, sem dúvida, um ponto de paragem obrigatório para todos os apreciadores de bom vinho e para a descoberta da sua beleza natural e cultural.


A não esquecer:

Como Ir:
De carro, fica a 290 km de Vilar Formoso e a 194 km de Madrid.

Onde Ficar:
Hotel Convento Las Claras, um antigo convento completamente remodelado, muito acolhedor.

Diferença Horária:
Mais uma hora do que Portugal Continental.

A não perder:
Jantar ou almoçar num restaurante típico, aconselho o "El Lagar San Vicente" e a sua sala de refeições na cave. O castelo e o museu do vinho, visitar uma Bodega, a Plaza del Cozo, as várias Igrejas, a Torre do relógio, Museu de Arte Sacra e a Casa da Ribera.


*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras