Nas Bancas

Inglaterra - Avebury

Inglaterra - Avebury

Alexandre Oliveira

Inglaterra - Avebury: Círculos de pedras sagradas

"Uma grande parte de Avebury é envolvida pelos círculos de pedra."

Andreia Guerreiro
12 de setembro de 2010, 13:37


FOTOS:
Alexandre Oliveira


A algumas horas de viagem de Londres, Avebury é um dos mais conhecidos monumentos neolíticos da Europa e também do Reino Unido. À semelhança do mais popular, Stonehenge, também estes círculos de pedras foram erguidos há mais de 5000 anos.


Avebury, porém, beneficia de ser uma pacata vila, ainda longe dos aglomerados turísticos do primeiro, e não fora o arqueólogo Alexander Keiller e ainda hoje seria mais uma esquecida no mapa. Passo a explicar. Efectivamente, o que hoje é considerado Património Mundial esteve até 1930 deixado ao abandono. Keiller começou o trabalho de reerguer algumas das pedras que fazem parte do monumento, descobrindo um verdadeiro tesouro para a Humanidade.


São círculos formados por enormes pedras que envolvem a pequena vila. Do maior círculo sai ainda uma colossal avenida (inicialmente eram duas), também esta delimitada por enormes pedras. Passear por esta paisagem é, sem dúvida, o que atrai pessoas de todo o mundo aqui.


Uma grande parte de Avebury é envolvida pelos círculos de pedra. A estrada principal serpenteia por entre a vila e o círculo maior. No centro da vila, e também dentro do círculo de pedras, o pub Red Lion (conhecido por ser assombrado) oferece refúgio às intempéries.


Avebury é uma vila com charme e uma paisagem misteriosa. Na Barn e Stables Gallery poderá conhecer um pouco do que se descobriu nas escavações da zona. Pelo meio, se o tempo assim o permitir, aproveite e faça um piquenique junto às pedras.


A não esquecer

Como chegar:
De Londres, pode optar por ir de carro ou comboio. No caso de comboio, a estação mais próxima de Avebury fica a 20km (Swindon).

A não perder:
Passear pelos círculos de pedra, descer ao longo da avenida cerimonial, visitar o Museu Alexender Keiller, subir o monte de Silbury Hill.

Onde dormir:
Os tradicionais 'bed & breakfast' dentro ou fora da vila.


*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras