Nas Bancas

Argentina - O glaciar Perito Moreno: Patagónia de gelo

"Curiosamente, o Perito Moreno é também um dos três únicos glaciares da Patagónia imunes ao aquecimento global."

Cátia Pinheiro
9 de novembro de 2009, 16:33

O glaciar Perito Moreno, grande atracção desta zona remota da Patagónia, é um dos 48 glaciares alimentados pelo gigantesco campo de gelo do Sul da Patagónia, a terceira maior extensão de gelo continental - a seguir à da Antárctida e da Gronelândia -, e a terceira maior reserva de água doce do mundo.

Com mais de 400km de comprimento e 50km de largura, este glaciar está localizado na zona ampla e praticamente inacessível da cordilheira dos Andes. Curiosamente, o Perito Moreno é também um dos três únicos glaciares da Patagónia imunes ao aquecimento global. Há cerca de noventa anos que avança 700m por ano, fornecido pelos fortes nevões que caem sobre a sua base, nos Andes. E há cerca de noventa anos que perde aproximadamente a mesma superfície por ano, por ablação, quando encontra o lago Argentino. Também a sua espessura se mantém estável: atinge uns inacreditáveis 700m na parte mais profunda.

O Perito Moreno é a razão de ser de El Calafate, a cidade que funciona como interface operacional entre os sectores sul e norte do Parque Nacional Los Glaciares, e que foi baptizada com o nome de um arbusto patagónio espinhoso que dá bagas azuis usadas na doçaria argentina. A cidade espraia-se numa vasta planície de aluvião desocupada pelo recuo do lago Argentino, feita de edifícios básicos, quase todos pré-fabricados e erguidos sem planeamento urbano digno desse nome.


A não esquecer

Como ir: A Star Alliance (www.staralliance.com) voa para Buenos Aires com a TAP e a Lufthansa, via Frankfurt. A Aerolineas Argentinas (www.aerolineas.com) faz voos diários de Buenos Aires para El Calafate a partir de €270 ida e volta.

Onde ficar: El Calafate - Hotel Posada Los Álamos. O 'resort' original de El Calafate continua a ser uma das suas mais importantes referências no que diz respeito a conforto e luxo (www.posadalosalamos.com).

Documentos: Passaporte válido para mais seis meses.

Moeda: Peso. €1 = 5,07 ARS.

Diferença horária: GMT/UTC -4.

Corrente eléctrica: 250V, 50Hz.

Quando ir: A altura ideal é o Verão do hemisfério sul, de Novembro a Abril, pois a temperatura mantém-se quase sempre positiva.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras