Nas Bancas

Uma baía verdejante

Uma baía verdejante

Marco C. Pereira

Indonésia - Ilha Moyo: Exotismo de luxo

"Quando apetece simplesmente descansar, os vários areais brancos, de origem coralífera, nas proximidades são abrigos acolhedores e muito agradáveis."

Andreia Guerreiro
25 de agosto de 2009, 16:31

A pequena ilha Moyo revela-se como uma alternativa dispendiosa à Indonésia do costume. Com cerca de 350km², Pulau Moyo, como aparece mencionada nos mapas, fica a 15 quilómetros da costa de Sumbawa, a leste de Bali, e acessível da capital desta ilha, Denpasar, em aviões Cessna 402 B, que demoram cerca de uma hora a chegar ao aeroporto de Sumbawa Besar. Daqui, os clientes do resort Amanwana têm ligação para Moyo de barco. Outras hipóteses mais dispendiosas (a partir de 5800 dólares americanos, ida e volta!) são os voos directos de Bali também para o resort, de hidroavião Cessna Caravan anfíbio ou helicóptero Bell 206B Jetranger. Apesar dos preços exorbitantes, qualquer destes trajectos deve ser encarado como uma experiência enriquecedora, nem que seja só pelas paisagens exóticas que desvenda.

Pôr-do-sol na ilha Moyo
Pôr-do-sol na ilha Moyo
Marco C. Pereira
Em Moyo, o mergulho e o
snorkeling
são inesquecíveis. Repetem-se até à exaustão em Air Manis, Tanjung Pasir ou ao redor da pequena Pulau Medang, ao largo da costa noroeste. Quando apetece simplesmente descansar, os vários areais brancos, de origem coralífera, nas proximidades são abrigos acolhedores e muito agradáveis.


Hidroavião do Amanwana Resort
Hidroavião do Amanwana Resort
Marco C. Pereira
Para o interior da ilha, a vasta reserva animal pode ser visitada em diferentes excursões guiadas. Avistam-se facilmente espécies tão variadas como javalis, veados, hordas de macacos caranguejeiros, lagartos monitores e inúmeras espécies de morcegos e de aves que ajudam a compor a banda sonora natural da ilha.


Moyo tem os seus próprios rios e riachos, pequenas quedas de água encantadoras e é, aqui e ali, percorrida por trilhos bem demarcados e aliciantes.


Grupo de habitantes locais abrigados do sol tropical
Grupo de habitantes locais abrigados do sol tropical
Marco C. Pereira
A não esquecer

Como ir:
A Star Alliance voa para Denpasar com a Lufthansa (www.lufthansa.pt) e a Singapore Airlines (
), via Singapura, a partir de €1400. Visite o 'site' do 'resort' Amanwana (
) para reservar a viagem de Bali para a ilha Moyo.


Onde ficar:
Amanwana Resort.


Documentos:
Passaporte válido para, no mínimo, mais seis meses. O visto pode ser obtido à chegada à Indonésia.


Moeda:
Rupia Indonésia. €1 = 14,5 IDR.


Diferença horária:
GMT +8.


Corrente eléctrica:
220V, 50Hz.


Língua:
Indonésio (Bahasa).


Clima:
A melhor altura do ano para visitar a ilha Moyo e a região de Nusa Tenggara vai de Maio a Novembro, durante a estação seca.


Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras