Nas Bancas

Tobago é perfeito para o mergulho

Tobago é perfeito para o mergulho

Nuno Lobito

Trinidad e Tobago - Tobago: Sossego nas Caraíbas

"Hoje, calma e serena, a ilha acolhe os que vêm em paz, e que, tal como eu, tentam captar cada pôr-do-sol, cada rosto, cada momento."

Andreia Guerreiro
23 de julho de 2009, 12:55

Os tons laranja e rosados do pôr-do-sol não deixam esquecer que estou nas Caraíbas. Ouve-se o som vibrante do reggae pairando no ar e compondo a banda sonora de umas férias perfeitas. Para quem gosta do calor tropical longe da confusão e da loucura citadinas, Tobago é a escolha ideal para relaxar no paraíso.

Situada a nordeste de Trinidad, entre o mar das Caraíbas e o oceano Atlântico, a segunda ilha do país é conhecida pelas suas maravilhosas praias de areia branca e recifes de coral que fazem as delícias dos mergulhadores.

O terreno da ilha é variado, com um centro montanhoso e planícies a sul e na costa oeste, o que oferece uma imensa diversidade de desportos da natureza.Cristóvão Colombo chegou a Trinidad e Tobago em 1498, tomando-a para os espanhóis; depois esteve sob o poderio holandês; no século XIX, tornou-se colónia britânica. Actualmente, é o país com a segunda maior população de língua inglesa na região, depois da Jamaica.

Praia no centro de Crown Point
Praia no centro de Crown Point
Nuno Lobito
Scarborough, a capital de Tobago, é o palco de todos os acontecimentos, numa ilha que trocou de mãos mais de trinta vezes em 150 anos. O edifício do Parlamento é um dos melhores exemplares caribenhos da arquitectura Georgiana, enquanto os canhões espalhados pela ponte recordam que até no paraíso se viveram tempos menos tranquilos.Embora ainda relativamente pouco explorado, Tobago é o centro do desenvolvimento turístico do país, conjugando a atmosfera prazenteira de uma vila de pescadores com a sofisticação dos mais modernos hotéis.


Praia paradisíaca em Sandy Point
Praia paradisíaca em Sandy Point
Nuno Lobito
De idílicos passeios de barco a jantares românticos à luz fugidia do crepúsculo, Tobago permite uma rendição total ao dolce fare niente, sem esquecer os que procuram aventura e momentos de verdadeira excitação.


Com uma imensa riqueza multicultural, este eclético país alia as tradições mais enraizadas, como as corridas de cabras, com a exuberância vanguardista de festividades como o carnaval caribenho, mundialmente conhecido.


Porto de embarque em Pigeon Point
Porto de embarque em Pigeon Point
Nuno Lobito
E igual diversidade têm, também, as cores e sabores da gastronomia de Tobago, onde a lagosta é rainha. Conjugando os legados índio, africano, árabe e europeu, a cozinha do país tem um toque distintivo e inesquecível.


Revoltas de escravos, batalhas pelo poder, ataques de índios e pilhagens de piratas, tudo isto, que parece retirado de um livro de aventuras, é a história de Tobago. E hoje, tão calma e serena, a ilha acolhe os que vêm em paz, e que, tal como eu, tentam captar cada pôr-do-sol, cada rosto, cada momento, como se todo o cenário desaparecesse num abrir e fechar de olhos.


Holiday Resort em Crown Point
Holiday Resort em Crown Point
Nuno Lobito

A não esquecer

Como ir:
Através da Continental, via Nova Iorque, até Port of Spain, em Trinidad, com transferência para Scarborough.


A não perder:
Museu de História de Tobago; praias; corridas de cabras.


Idioma:
Inglês.


Moeda:
Dólar de Trinidad e Tobago (1 euro são 8,6 TT dólares).


Clima:
Clima tropical com temperaturas elevadas durante todo o ano, variando entre os 25°C e os 38°C. A estação seca vai de Janeiro a Maio, e a estação das chuvas de Junho a Dezembro.


Informações úteis:
Não é necessário visto. A maior parte dos hotéis pode organizar casamentos tradicionais para não residentes, com os mais exóticos cenários.


Nuno Lobito
Nuno Lobito
Nuno Lobito

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras